Tramandaí avança na digitalização de serviços ao cidadão
A Prefeitura de Tramandaí está avançando em tecnologia e disponibilizando cada vez mais serviços de forma online aos cidadãos. Através da implantação de sistemas facilitadores é possível ao contribuinte acessar uma série de serviços sem sair de casa. Recentemente, Tramandaí recebeu nota 50 em um levantamento feito pelo TCE, mostrando que o município vem avançando neste setor. Em razão da população, o município é considerado de médio porte. Dentre estes municípios, que são àqueles entre 50 e 100 mil habitantes, Tramandaí ocupa a 9ª posição no estado e 2ª posição no litoral Norte.
Hoje, é possível abrir protocolos, enviar documentos, acompanhar solicitações em tempo real e receber notificações sobre o andamento dos pedidos, segunda via do IPTU, verificação de débitos, parcelamentos, certidão de viabilidade de empreendimentos, certidões negativas e positivas, emissão de nota fiscal eletrônica, cartão de estacionamento, entre outros, tudo de forma simples, rápida e sem precisa sair de casa.
Ao servidor, contracheque, recadastramentos e todo e qualquer requerimento solicitado se dá de forma eletrônica, inclusive pedidos de diárias.
Por meio do site da Prefeitura de Tramandaí, os cidadãos podem acessar serviços de forma totalmente online, como:
2ª via do IPTU
Pedido de parcelamento de débitos
Cartão de vaga de estacionamento especial
Procedimentos funcionais para servidores municipais
Licenças
Consulta a Central de Vagas da Educação Infantil
Inscrição para o Ensino Fundamental
Central de Vagas da Educação Infantil
ITBI totalmente online
Licenças ambientais
Serviços de Ouvidoria Geral, Ouvidoria da Saúde e Ouvidoria da Lei de Acesso à Informação
Acesso à legislação ambiental
Portal da Transparência
Conforme a coordenadora do Controle Interno, Emilene Berkaier, que é também coordenadora do projeto Cidade Digital, integrante do programa Transformar, que visa a digitalização de serviços e desmaterialização de documentos, de forma completa, até o final do mandato do prefeito Juarez Marques da Silva, novos serviços estão sendo desenvolvidos como aprovação de projetos e aprovação de licenciamento ambiental. “ Também está em andamento a digitalização de todos os processos administrativos como memorandos, empenhos, contratos e licitações que passarão a ser totalmente digitais. A meta é extinguir o uso do papel até o final de 2026”. Disse Emilene.
Outra novidade que está em implantação é um menu exclusivo de serviços online ao cidadão no site da prefeitura otimizando o acesso e melhorando a experiência do usuário.
A coordenadora ainda informou que, em breve, o ingresso aos serviços no site da Prefeitura de Tramandaí se dará através do gov.br. dando acesso completo a todas as funcionalidades do sistema com apenas uma única senha.
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