Tarcísio de Freitas tentou convencer o Supremo a autorizar viagem de Bolsonaro aos EstadosUnidos para negociar com Trump.


Proposta Surpreendente de Tarcísio de Freitas ao STF para Liberar Viagem de Bolsonaro aos EUA é Rejeitada

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), surpreendeu ao telefonar para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma proposta inusitada: sugeriu que a Corte autorizasse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a viajar para os Estados Unidos, a fim de se reunir com o presidente norte-americano Donald Trump.

De acordo com Tarcísio, a reunião entre Bolsonaro e Trump teria como objetivo uma negociação para reduzir a sobretaxa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil, além de representar um gesto de boa vontade por parte do STF em relação ao governador. No entanto, a ideia foi amplamente rejeitada pelos ministros do Supremo, que consideraram a proposta “fora de propósito” e fora do alcance das competências da Corte.

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve seu passaporte apreendido e está impedido de deixar o país. A preocupação de ministros do STF é que Bolsonaro poderia utilizar a viagem como uma oportunidade para buscar asilo político nos Estados Unidos, evitando assim a prisão no Brasil.

Além disso, os magistrados ressaltaram que a negociação internacional cabe exclusivamente à Presidência da República e ao Ministério das Relações Exteriores, e não a um ex-presidente sem mandato.

O governador paulista está sob crescente pressão de setores econômicos de São Paulo, que temem prejuízos devido à imposição das sobretaxas de Trump. De acordo com fontes próximas a Bolsonaro, a ideia seria costurar um acordo que possibilitasse a viagem do ex-presidente aos EUA, acompanhada dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A proposta era discutir, com a presença dos parlamentares, a aprovação de uma anistia para Bolsonaro pelo Congresso Nacional.

No entanto, os presidentes das duas casas não participaram das tratativas e seriam consultados posteriormente sobre a possível viagem.

Em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos EUA, Donald Trump, justificou a imposição da sobretaxa, alegando que Bolsonaro estava sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil. Trump também criticou o julgamento de Bolsonaro no STF, relacionado à tentativa de golpe de Estado, chamando-o de “vergonha internacional”.

A carta pegou o governo Lula de surpresa e foi devolvida. Em entrevistas, Lula afirmou que tentará dialogar com Trump, mas que, caso a questão das sobretaxas não seja resolvida até agosto, o Brasil responderá com tarifas mais altas para produtos dos EUA.

(Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa pelo portal tvnativoos.com.br