Ex-vereadora Sônia Fátima Conti recebeu o título de Cidadã Santa Rosense na noite da última segunda-feira (05)
A mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa concedeu o título de Cidadã Santa Rosense a Senhora Sônia Fátima Conti; como reconhecimento da comunidade de Santa Rosa, pela destacada atuação e contribuição em prol do Desenvolvimento econômico e na contribuição para avanço de ações na segurança pública e na participação voluntária junto a entidades sem fins lucrativos no Âmbito do município de Santa Rosa/RS.
Currículo Sonia Fátima Conti
Nasceu no interior de Tuparendi em 12 de novembro de 1964. Filha de Olênia Basso, dona de casa, agricultora, ex-proprietária de um pequeno comércio; e Osmar Antônio Basso, professor aposentado e Ministro da Eucaristia. É companheira de Marcos Alves, mãe de Jaison Conti, 34 anos e Caroline Conti, 31 anos. Avó de Estevan Conti Bartz, filho de Caroline e Eduardo Bartz.
Mudou-se para Santa Rosa aos 15 anos onde passou a residir no Bairro Cruzeiro. Concluiu seu Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica de Cruzeiro – GECRUZ e aos 16 anos iniciou sua vida profissional junto a antiga Germano Dockhorn, empresa do ramo de varejo e atacado, onde exerceu a atividade de Auxiliar de Escritório por 2 anos e meio. Em seguida, passou a atuar junto ao Departamento de Recursos Humanos da Stacon, empresa do ramo da construção civil, onde trabalhou por 9 anos.
Em 1995, constituiu sua Locadora de Vídeos e iniciou sua trajetória de 22 anos como microempresária no Bairro Cruzeiro. Durante um longo período em que seus filhos estudaram na instituição, presidiu o Conselho de Pais e Mestres (COM) da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro – GECRUZ.
Em 1998, através da união do empresariado local, participou do processo de constituição e fundação da ACICRUZ – Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária do Bairro Cruzeiro, no intuito de unir forças em prol de melhorias para o bairro. Seu objetivo principal era promover a segurança pública e desenvolver ações em prol do desenvolvimento econômico e social da comunidade, pautado na defesa constante dos princípios da livre iniciativa, aperfeiçoamento da classe empresarial e seu quadro funcional, aproximação entre entidade e associado, defesa dos interesses coletivos da classe empresarial e busca do entendimento entre capital e trabalho. Além de fomentar o empreendedorismo local, a Associação serviu como divisor de águas para o progresso e desenvolvimento do Bairro Cruzeiro.
No ano de 2000, durante a presidência de Luciano Mallmann à frente da ACISAP, Coordenou a Diretoria de Relações Sindicais da Entidade.
Além de sócia-fundadora da ACICRUZ, exerceu funções junto a diretoria como tesoureira, secretária e por duas vezes presidente, tornando-se a primeira mulher a assumir a direção de uma Associação Empresarial em Santa Rosa, sendo condecorada com o Diploma “Ética e Competência”, em reconhecimento pela sua atuação e contribuição junto a entidade. Dentre os movimentos promovidos pela ACICRUZ, as Campanhas “Natal Premiado” foram um marco para o desenvolvimento do comércio local. Destacam-se ainda as ações pela implantação do Módulo da Brigada Militar, o movimento pela instalação da Sede da Prefeitura Municipal no Bairro Cruzeiro e a busca pela implantação das primeiras agências bancárias no bairro. Por meio do movimento “Cruzeiro contra o Crime”, lutou pela instalação da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Cruzeiro, atuando anos mais tarde na defesa pela manutenção da DP no bairro, através da transferência da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, para a Unidade de Cruzeiro. Em reconhecimento ao apelo pela organização policial civil, foi condecorada com o Diploma “Integração Polícia Civil–Comunidade”, em 2010.
Além destas conquistas, destacam-se também as mobilizações por meio da ACICRUZ pela instalação de um Tabelionato e um Distrito Industrial Moveleiro no Bairro, projeto consolidado em 2011 durante sua gestão como Secretária de Desenvolvimento Econômico. Ainda, juntamente com o Conselho Comunitário e o Clube 7 de Setembro, a entidade participou efetivamente da criação da Expocruzeiro, Feira Comercial, Industrial e Comunitária do Bairro Cruzeiro, da qual foi vice-presidente no ano de 2010 e coordenadora da Comissão Social em 2011. Em 2010, também coordenou a Comissão de Serviços Sociais do 27º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.
Ainda em 2010, foi convidada a fazer parte da Administração Municipal onde passou a exercer a Coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Neste período, coordenou as ações de suporte às famílias carentes do município, como o Banco de Alimentos e Campanhas do Agasalho.
Em 2011, assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde desenvolveu um intenso trabalho em prol do crescimento econômico e social do município. Sua atuação foi marcada por ações de fomento ao empreendedorismo local; fortalecimento das empresas; atração de novos investimentos; implantação do distrito moveleiro e processo de legalização do distrito industrial metal mecânico; criação de programa de qualificação profissional; criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; criação da Lei do Alvará Provisório para Ponto de Referência; financiamento às empresas através do Microcrédito; suporte técnico e apoio às agroindústrias; suporte e apoio na formação e consolidação de grupos de economia solidária; apoio e fomento aos núcleos setoriais; implantação da Sala do Empreendedor; criação da Cooperativa de Catadores e construção do Galpão de Reciclagem da Vila Santa Inês; articulação para criação da Bolsa de Mercadorias Regional; criação de Banco de Dados por segmento de atuação; elaboração da Cartilha do Empreendedor e realização da Semana do Empreendedor em parceira com o Sebrae; destinação de livros para os cursos técnicos profissionalizantes e superiores do Instituto Federal Farroupilha; suporte às empresas da região para exportação através do Projeto de Extensão Industrial Exportadora e implantação da Incubadora de Inovação Tecnológica em parceria com a Unijuí; conquista junto à Superintendência de Patrimônio da União da efetivação da doação da área do Parcão em favor do município; intermediação no processo de retomada do transporte ferroviário na região e participação nas tratativas junto ao Ministério Público Federal de Santo Ângelo que resultaram na aplicação da multa à concessionária da malha ferroviária e destinação de recursos para construção do parque linear Tape Porã.
Em 2013, foi eleita vereadora pelo PCdoB com 914 votos, assumindo a 14ª cadeira no Legislativo Municipal. Em seu primeiro mandato, estabeleceu como meta primordial manter um diálogo permanente com a comunidade, através da instituição de um gabinete itinerante e defesa pela implantação da Tribuna Livre na Câmara Municipal. Durante os 4 anos deste mandato encaminhou 347 proposições e encabeçou o movimento pela redução das diárias no Legislativo Municipal. Integrou a Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher e presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal onde teve um papel decisivo nas medidas de despoluição e desassoreamento dos rios Pessegueiro e Pessegueirinho; sendo uma das autoras da Lei que responsabiliza o cidadão que cometer atos danosos contra o meio ambiente. Propôs Lei para regulamentar a instalação e preservação de monumentos e obras de arte em espaços públicos; criou a Lei que regulamenta a instalação de Postos de Combustíveis no município; integrou grupo de trabalho em prol da segurança pública e articulou a destinação de emendas parlamentares que somadas se aproximam a R$ 2 milhões para aquisição de equipamento completo para cirurgias por videolaparoscopia ao Hospital Vida e Saúde, aquisição de veículo para o Lar do Idoso; cobertura das quadras de esportes das Vilas Santos, Speroni e Candeia Baixa, reforma do Estádio Carlos Denardin e construção do Centro de Convivência para Idosos em Cruzeiro.
Em 2015 foi agraciada com o Certificado de Honra ao Mérito do Grupo Escoteiro Terra Vermelha, em reconhecimento ao auxílio prestado junto ao grupo.
No ano de 2016 reelegeu-se pelo PCdoB com 1167 votos, sendo a 5ª vereadora mais votada no município. Iniciou seu segundo mandato como vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal e em 2018 presidiu a Comissão de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços Públicos, onde teve uma atuação marcada pela fiscalização de obras e investimentos públicos, bem como a correta utilização de espaços públicos. Nos demais anos deste mandato, presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Meio Ambiente, na qual lutou pela conclusão do Plano Municipal de Cultura e pela manutenção do Fundo Municipal de Cultura; propôs a criação de Memorial da Literatura Local e foi autora da Lei que instituiu o Dia do Escritor Local. É autora da Lei que instituiu a instalação de câmeras de vídeo monitoramento nas escolas da rede municipal de educação e integrou o Fórum para elaboração do Plano Municipal de Educação. Integrou ainda a Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social da Câmara Municipal e foi titular do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Turvo, participando da comissão organizadora da Jornada Internacional da Água.
Presidiu o PCdoB na gestão 2018/2019 e em 2020, concorreu a vice-prefeita ao lado de Orlando Desconsi, obtendo a maior votação da sigla na história do município, com 18.502 votos (41,67%).
Graduou-se em Psicologia no ano de 2018. Especializou-se em Tanatologia e Terapia Cognitiva Comportamental. É Pós-Graduada em Neuropsicologia e possui capacitações em Transtorno do Espectro Autista, Relações Abusivas e Psicoterapia Infantil. Exerceu a psicologia voluntária, realizando palestras em diversas comunidades, como Linha Cascata, Cruzeiro do Sul e CASF.
Foi integrante do Rotary Clube Cruzeiro, onde desempenhou um importante trabalho através da Fundação Rotária na elaboração de projetos para captação de recursos junto ao Distrito do Rotary e o Fundo Social do Sicredi, os quais foram destinados para melhorias na ABEFRA. É vice-presidente da Cruz Vermelha Filial Santa Rosa, onde dedicou-se à atualização do Estatuto da entidade, além de desenvolver um trabalho de capacitação para os demais voluntários na área de emergências e desastres. Também atou como voluntária no projeto de Atendimento Psicológico Solidário, desenvolvido pela Cruz Vermelha para prestar suporte psicológico às pessoas afetadas pelas consequências emocionais impostas pela pandemia do Covid 19.
Atualmente integra o grupo voluntário “Mulheres contra a Violência”, que realiza estudos, debates e palestras acerca da violência praticada contra a mulher em todas as suas formas.