Segurança – Com 30 novos agentes, Imbé passa a contar com maior efetivo de guardas municipais do Litoral Norte do RS
Na última segunda-feira (16), a Guarda Municipal de Imbé (GMI) passou a contar com o trabalho de 30 novos agentes que concluíram o segundo curso de formação de guardas municipais da história da cidade. A formatura, realizada no sábado (14) no ginásio da EMEF Estado de Santa Catarina, reuniu centenas de pessoas, entre formandos, familiares e autoridades.
Aprovados em concurso público realizado pela prefeitura em 2023, os 30 agentes — cinco mulheres e 25 homens — estavam sendo treinados e capacitados desde abril. Com cerca de 950 horas-aula, o curso ministrado pela Coordenadoria de Ensino da Guarda Municipal de Gravataí englobou conhecimentos específicos da atividade de guarda municipal, disciplinas de direito penal, uso legal e progressivo da força, técnicas operacionais, legislação de trânsito e policiamentos escolar, ambiental e comunitário, entre outros.
Com o ingresso dos alunos recém-formados, o efetivo da Guarda Municipal de Imbé passará a contar com 58 agentes, tornando-se o maior número de guardas municipais da história da cidade e dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Todos eles atuarão com cadastro efetuado no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal.
Durante a formatura, os alunos que obtiveram as três primeiras colocações na classificação geral do curso foram homenageados, assim como o paraninfo da turma e os instrutores do curso de formação. Em seguida, os agentes fizeram o juramento e receberam das madrinhas e padrinhos as coberturas e tarjas de identificação, ato que simbolizou que os novos guardas municipais estão prontos para o emprego na sua missão.
Iniciando os discursos, o orador da turma, Michel Cruz, lembrou de momentos marcantes do período de treinamento, enquanto o paraninfo Jonathan Luis dos Santos Flores, que integra a Guarda Municipal de Gravataí, enalteceu o comprometimento dos alunos durante o processo e desejou sorte no exercício da função.
O comandante da GMI, Rafael Moura, destacou que a formatura marca a continuidade do programa Imbé Ainda Mais Seguro, o qual classificou como mais audacioso e bem-sucedido projeto de segurança pública de toda a região.
“Profissionais comprometidos que reiteradas vezes foram elogiados pelos instrutores pelo seu nível de dedicação, indicando os grandes profissionais que nós temos a certeza que serão. Nós preservamos a vida, das mais diferentes formas, seja através do patrulhamento preventivo, seja detendo o agressor doméstico, o traficante de drogas, o autor de roubo. Ou ainda preservamos a vida auxiliando a comunidade escolar, preservando a vida animal. Bem-vindos, eis a nossa missão”, discursou Moura.
Já o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito de Imbé, Robson Minussi, lembrou os recentes avanços promovidos pelo governo municipal na área da segurança pública. Citou a aquisição de novas motos e automóveis, implementação de câmeras corporais, informatização do sistema de gestão da GMI e a substituição de uniformes e equipamentos individuais, além da valorização dos agentes com aumento do valor do adicional de risco de vida — que passou de 70% para 100% — e oferta de alimentação aos profissionais que atuam em regime de plantão.
“Além disso, temos projetos em fase final de execução, como aquisição de carabinas, pistolas glock e armas incapacitantes, popularmente conhecidas como taser”, citou. “A formatura de 30 novos agentes tem como consequência um aumento significativo no número de viaturas empregadas no dia a dia. Com isso, reduziremos o tempo de resposta ao atendimento de ocorrências de emergência e flagrante delito, de cinco minutos para no máximo três minutos”, projetou.
Aos formandos, Minussi disse que ser guarda municipal é um chamado para servir, proteger e fazer a diferença na vida das pessoas, além de ser uma missão que exige coragem, integridade e um profundo senso de justiça. Ele também ressaltou a importância do papel que os novos GMs desempenharão na cidade.
“A presença da Guarda Municipal na escola, por exemplo, não é apenas uma questão de segurança. É também um símbolo de apoio e acolhimento para a comunidade. Vocês serão os olhos e os ouvidos nas ruas, sempre prontos para ouvir, ajudar e proteger aqueles que precisarem. A confiança entre a população e os guardas municipais é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, disse o secretário, afirmando que os guardas municipais são motivo de orgulho para a comunidade
Fotos Ivan de Andrade
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br