Saúde – Secretaria realiza levantamento das estruturas e triagem para implantar o mutirão da saúde em Osório
Posto Médico Central Doutor Flávio Silveira tem uma parte do prédio interditada desde o governo anterior
Diante da situação precária de várias estruturas públicas que a nova Administração Municipal em Osório se deparou, ações emergenciais estão sendo realizadas. Uma delas é a área da saúde com diversas demandas represadas, serviços atrasados, falta de medicamentos e estruturas físicas dos postos de saúde necessitando de manutenções urgentes devido a infiltrações e mofo. A situação mais grave é a do Posto Médico Central Doutor Flávio Silveira que tem uma parte do prédio interditada desde o governo anterior e foi encontrada em condições insalubres, com insetos, aparelhos estragados e diversos itens sem destinação adequada. Outra ação, é a triagem dos pacientes que aguardam exames e consultas com especialistas para o encaminhamento devido.
Sobre as consultas, a fila de espera maior é a da oftalmologia, com 2.987 pacientes aguardando, seguido da traumatologia com 1.837 e a cardiologia, com 523. “Estamos com duas enfermeiras fazendo uma triagem de todos que estão na fila, revendo números, atualizando, fazendo checagem para, posteriormente, fazermos um mutirão após o verão”, disse o secretário municipal de Saúde, o médico Gonzalo Rafael Pintos. “Estimamos que vamos levar um ano para deixar a Secretaria com os serviços e estruturas com a qualidade que prezamos para bem atender a população”, afirma Gonzalo.
Nesta semana, o setor de engenharia da prefeitura fará uma avaliação do prédio do Posto Central, mas os outros 13, também necessitam de manutenção, com casos mais urgentes como o do distrito de Aguapés, com infiltrações. Já a sala onde ficava a farmácia municipal no prédio do Posto Central, está interditada desde 2022, pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, e o local foi encontrado com paredes mofadas, entulhos, aparelhos estragados e insetos, sem limpeza ou conservação do local. Funcionando desde 2023, no centro, a Farmácia Municipal está com falta de medicamentos. A última compra foi realizada em maio do ano passado. Emendas parlamentares destinadas ao município serão utilizadas nos próximos meses para a aquisição de remédios.
Texto e fotos: Ascom PMO
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br