Saúde – Sábado de acolhimento e vacinação contra a dengue em São Leopoldo
Profissional da saúde, a técnica em enfermagem Kelly Kowalczyk sabe com maestria sobre importância de proteger os filhos e a si própria contra as doenças cotidianas. Moradora do bairro Morro do Espelho, aproveitou o sábado ensolarado para vacinar os filhos gêmeos Rafael e Luiza, 12 anos, contra a dengue. A atividade em família foi além: ela e o caçula Heitor, 6 anos, não desperdiçaram a oportunidade para tomar a dose contra a gripe Influenza na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Branco.
O programador Gustavo Larsen, do Jardim América, levou o filho Mauro Weber Larsen, 10 anos, para se precaver contra a dengue. O estudante da quinta série do Colégio Concórdia tirou de letra o desafio. A expressão séria deu lugar ao sorriso quando percebeu que a aplicação já havia sido feita sem nenhum sinal de dor.
“Fizemos a da gripe logo no início, a gente ia vir ontem pelo Mauro, mas preferimos não perder aula dele. No primeiro dia de cada vacina, a gente está na fila”, afirmou o pai Gustavo, ao lado da esposa, Ivi Weber.
Dados da Secretaria da Saúde mostram que foram aplicadas, ao longo do sábado, 361 doses das vacinas do calendário, sendo que 92 delas voltadas especificamente contra a dengue. O público-alvo, neste primeiro momento, são crianças entre 10 e 14 anos. Para receber a dose é preciso não ter sido contaminado pela doença nos últimos 6 meses.
O secretário da Saúde Julio Dorneles analisa a procura de forma positiva pelo contexto que a cidade atravessa.
“Embora os números ainda estejam aquém do que ofertamos de atendimento e de nossas metas, avalio como positivos, pois nosso povo ainda está reorganizando a rotina. A busca por vacinas tem sido crescente nessa retomada. E, para um início de vacinação da dengue, já tivemos uma boa procura. Seguimos incentivando o acesso a vacinas, medicações, atendimento médico, enfermagem e assistência em saúde à nossa população”, ressaltou.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato – MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo