São Leopoldo é destaque em debate nacional sobre Inteligência Artificial durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais


A presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Iara Cardoso, foi destaque como painelista no debate “Inteligência Artificial na Câmara Municipal”, realizado na tarde desta quinta-feira (24) durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O painel reuniu lideranças que estão à frente da implementação de novas tecnologias no Legislativo e colocou São Leopoldo em evidência nacional pelo pioneirismo na área.

Mediado pelo CEO da GovSys, Bruno Thomasi, o painel contou ainda com a participação de Ike Koetz e Max Fleury, presidentes das Câmaras Municipais de Gramado e Araguaína (TO), respectivamente.

Durante sua fala, Iara Cardoso destacou o papel estratégico do Legislativo municipal na vida das pessoas. “Ser vereador é estar na base da política. É estar próxima da população e, por isso, precisamos oferecer respostas rápidas, transparentes e qualificadas. O mundo já mudou, e quem não acompanhar essa revolução tecnológica ficará para trás”, afirmou.

A presidente do Legislativo leopoldense ressaltou que a Câmara de São Leopoldo, formada por 13 vereadores de perfis sociais, culturais e religiosos diversos, precisava de uma solução que auxiliasse todos de forma igualitária. “A Inteligência Artificial nos permitiu igualar os desiguais. Hoje todos os vereadores, com diferentes níveis de familiaridade com tecnologia, têm condições de produzir projetos consistentes e de alto impacto social”, destacou.

A adoção da IA inicialmente foi recebida com ceticismo, mas a Câmara demonstrou sua efetividade com testes práticos realizados em sessões plenárias. “A ferramenta LegIA mostrou que não se trata de cópia ou reprodução de legislações existentes. Fizemos testes ao vivo, e o resultado surpreendeu pela qualidade dos textos gerados. Hoje, a população e a imprensa reconhecem que a tecnologia veio para somar, não para substituir”, enfatizou Iara.

Com o uso da LegIA, São Leopoldo tornou-se o primeiro município brasileiro com mais de 200 mil habitantes a implementar uma solução de Inteligência Artificial no Legislativo. Treinada com mais de 2,2 milhões de textos legislativos, a ferramenta é integrada ao sistema Legis, já utilizado pela Câmara, e oferece suporte na elaboração de projetos de lei, pareceres, resumos e outros documentos legislativos. A tecnologia também amplia a transparência, fortalece a qualidade técnica e acelera os processos internos da Casa.

“Essa ferramenta não exclui o ser humano, ela potencializa. Fortalece o trabalho do vereador e amplia sua capacidade de resposta. Estamos falando de democracia tecnológica a serviço da população”, afirmou Iara, convidando os demais legislativos a conhecerem os projetos desenvolvidos com apoio da IA por meio do site da Câmara de São Leopoldo.

A participação da vereadora integra a programação da Marcha, que reúne parlamentares, gestores e especialistas de todo o país em debates voltados à inovação e à construção de soluções para os municípios.

Texto: jornalista Guilbert Trendt – Mtb 20.254/RS
Fotos: Gleydisson Albuquerque/ GovSys.

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br