Santo Ângelo- Feira do Empreendedorismo reunirá mais de mil alunos da rede municipal
Evento será realizado na próxima sexta-feira, 25, no Centro Histórico, envolvendo 64 turmas de 16 escolas e 70 professores
Na próxima sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Santo Ângelo estará promovendo a 1ª Feira do Empreendedorismo, que integra o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE integrando alunos do Ensino Fundamental. Nessa ação, os alunos são estimulados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios.
O evento será realizado no Centro Histórico, reunindo 1,1 mil alunos, de 64 turmas de 16 escolas da rede municipal, com envolvimento de 70 professores. Os trabalhos serão apresentadas das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Os alunos estarão expondo e comercializando os produtos desenvolvidos dentro do programa.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, foram desenvolvidas temáticas por séries para a elaboração e apresentação dos trabalhos. As temáticas definidas são as seguintes: 1º ano :Jardim Sensorial; 2º ano: Alimentos e Temperos Naturais; 3º ano: Brinquedos Ecológicos; 4º ano: produções Culturais Criativas; 5º ano: Sabores e Cores Regionais; 6º ano: Soluções Sustentável; 7º ano: Robótica Empreendedora; 8º ano: tecnologias Digitais de informação e Comunicação e 9º ano: Geração Empreendedora.
O prefeito Jacques Barbosa comemora a promoção da Feira do Empreendedorismo da rede municipal. Segundo ele, o desenvolvimento econômico somente acontece aliado ao desenvolvimento humano. “Esse programa é uma oportunidade de crescimento e a transformação começa em sala de aula, com o envolvimento decisivo dos professores. A educação muda a vida das pessoas”.
PROGRAMA
O convênio entre o Município e o SEBRAE foi assinado em 2019, dentro do Programa Cidade Empreendedora. O programa inicialmente contemplou quatro escolas, mas teve que ser interrompido devido a pandemia.
Neste ano, foi retomado com adesão de 80% das escolas da rede municipal, envolvendo 1,1 mil alunos. Nanaco lembra que os professores foram capacitados para a execução das temáticas propostas em cada série.
O objetivo é desenvolver habilidades empreendedoras, através de uma metodologia que une a resolução de problemas cotidianos com conhecimentos científicos, formando cidadãos com visão transformadora para a comunidade em que estão inseridos.
Dentro do convênio, o SEBRAE presta assessoria nas formações de professores, realiza visita às escolas envolvidas e disponibiliza um caderno de estudos para docentes e alunos. As partes teóricas e práticas são trabalhadas em salas de aula.
Fonte: Assessoria de imprensa prefeitura/Texto: Hogue Dorneles