RS terá breve trégua na chuva nesta terça-feira; veja quando ela retorna ao Estado


Segundo a MetSul, o dia será ameno no território gaúcho e começa mais frio em cidades do Sul

A segunda-feira (4) foi marcada por instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul, embora o sol tenha voltado a brilhar em cidades do Oeste e do Sul gaúcho. Após o final e o começo de semana chuvosos, segundo a MetSul Meteorologia, a tendência é de que nesta terça-feira, 5, na maior parte do Estado o sol apareça novamente, acompanhado de nuvens.

Contudo, pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, em particular da Serra e do Litoral Norte, ainda devem ter mais nuvens e chance de chuva ou garoa, especialmente na primeira metade desta terça. No decorrer do dia, podem ocorrer aberturas.

Segundo a MetSul, o dia será ameno no território gaúcho e começa mais frio em cidades do Sul. Em Porto Alegre, o dia começa ainda com muitas nuvens e chance ou de chuva ou garoa, mas melhora no decorrer do dia e o sol aparece com nebulosidade.

Na capital, a temperatura varia entre 12ºC e 17ºC, enquanto em Caxias do Sul oscila de 8ºC a 14ºC. Já em Bagé, as marcas ficam entre 4ºC e 15ºC e em Cruz Alta de 10ºC a 18ºC.

Mais chuva nesta semana

Apesar da melhora no tempo nesta terça, a MetSul Meteorologia prevê que a chuva será frequente nos próximos dias no Rio Grande do Sul, o que fará com que chova ao menos em parte do Estado todos ou quase todos os dias até o final da semana.

A semana já começou com chuva com um domingo em que os volumes foram altos em parte do território gaúcho com acumulados acima de 50 mm em muitas cidades, inclusive grande parte da área metropolitana de Porto Alegre.

Nesta segunda, a instabilidade prosseguiu com chuva principalmente na Metade Norte. Já nesta terça-feira, entretanto, o avanço de ar mais seco deve proporcionar que o tempo firme e o sol apareça com nuvens em quase todo o Rio Grande do Sul. Setores do Nordeste gaúcho, entre o Leste da Serra e o Litoral Norte, ainda devem ter momentos de maior nebulosidade com precipitação leve passageira.

Na quarta-feira, 6, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas da tarde para a noite a cobertura de nebulosidade aumenta a partir da Metade Norte, onde pode ter chuva isolada até o final do dia.

Na quinta-feira, 7, a nebulosidade aumenta ainda mais e chove na maioria das regiões por efeito de um centro de baixa pressão que atua no Sul do Brasil. Somente pontos mais a Oeste podem escapar da instabilidade.

Na sexta-feira, 8, a instabilidade segue. O centro de baixa pressão estará na costa e a sua circulação de umidade ainda traz chuva e garoa intercaladas com momentos de sol para a Metade Leste enquanto na Metade Oeste gaúcha o tempo firme e o sol predominam com ar seco e frio de origem polar.

No sábado,9, ainda por conta da influência da circulação ciclônica vinda do oceano, deve chover em pontos do Leste gaúcho, o que fará com que cidades como Porto Alegre tenham registro de precipitação na quinta, sexta e no sábado. Ou seja, a capital deve ter chuva em cinco dos sete dias desta semana.

Mas esta semana deve ter chuva frequente no Rio Grande do Sul, olhando mais para frente os dados de modelos que são analisados pela MetSul indicam por ora que a semana que vem deve ter o predomínio do tempo seco com muitos dias de sol, como consequência de um centro de alta pressão que passará a atuar com uma massa de ar frio de origem polar que vai ingressar no final desta semana. Fará frio inicialmente, mas depois aquecerá.

Com informações do Correio do povo

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal www.tvnativoos.com.br