Reunião oficializa funcionamento da Sala do Empreendedor em Imbé
Na tarde desta quarta-feira (16), uma reunião no gabinete do prefeito marcou o lançamento oficial da Sala do Empreendedor – espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) destinado ao atendimento de quem busca empreender ou já possui um negócio.
“Este novo ambiente serve como canal de interação da Prefeitura com os cidadãos empresários e vai muito além de encaminhamentos para a emissão de alvarás, agregando as demais agendas de interesses empresariais, a partir da integração de outros agentes ou instituições que interfiram diretamente no cotidiano dos empreendedores, como orientações e capacitações gerenciais, por exemplo”, explicou o titular da SMDE, Leandro Espíndola.
No encontro, o prefeito Ique Vedovato, o secretário Espíndola e a assessora da pasta responsável pela Sala do Empreendedor, Pâmela de Vasconcelos, debateram com os representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Lisiane Soares e Adalberto Neto. Foram elencados os principais pontos positivos da implementação do local, que deve diminuir a burocracia na construção de empresas, movimentando a economia de Imbé.
A Sala do Empreendedor funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, junto a SMDE no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, número 2017, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8535.
Confira os serviços disponíveis na Sala do Empreendedor:
• Agendamento de Coworking;
• Análises de Viabilidades;
• Atendimento ao MEI com informações gerais sobre alterações;
• Atendimento ao MEI com informações gerais sobre baixa;
• Atendimento ao MEI com informações gerais sobre formalização;
• Encaminhamento à Secretaria da Fazenda para emissão de nota fiscal;
• Encaminhamento à Secretaria da Fazenda para inscrição municipal;
• Encaminhamento a vigilância sanitária;
• Encaminhamento a Secretaria de meio ambiente;
• Atendimento para empresas com informações gerais sobre alteração;
• Atendimento para empresa com informações gerais sobre baixa;
• Atendimento para empresas com informações gerais sobre formalização;
• Atendimento/informações sobre licenciamentos do Corpo de Bombeiros;
• Elaboração da Declaração de Faturamento do MEI;
• Encaminhamento para emissão de alvará de funcionamento;
• Emissão de certidões;
• Emissão de DAS;
• Formalização do MEI;
• Realização de Alterações;
• Realização de Baixa.
TEXTO: José Luiz Filho FOTOS: Ivan de Andrade