Polícia – Sobe para 81 o número de pessoas intoxicadas após consumo de torta fria em Pelotas

Imagem meramente ilustrativa

Moradores da cidade apresentam febre, vômito, dores abdominais e diarreia após a ingestão da torta durante a ceia de Natal

Subiu para 81 o número de pessoas com sintomas de febre, vômito, dores abdominais e diarreia em razão da ingestão de torta fria de frango durante a ceia de Natal. O alimento foi adquirido no Circulu’s Lanches, em Pelotas.

No primeiro dia, cinco pessoas de uma mesma família passaram mal e necessitaram de atendimento médico. Após a denúncia sobre a suposta intoxicação alimentar em Pelotas, a Vigilância em Saúde realizou uma fiscalização no estabelecimento comercial, onde foram recolhidos alimentos como maionese, palmito e azeitona e encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Além disso, materiais biológicos das vítimas foram coletados para identificar o agente causador dos sintomas. A diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado, revelou que, apesar da investigação, o estabelecimento foi inspecionado e “não foram encontradas irregularidades nas instalações e nos produtos”.

Segundo ela, o local está em conformidade com as normas sanitárias e nenhuma irregularidade foi identificada durante a vistoria. No entanto, os agentes da Vigilância em Saúde seguem investigando possível surto de doença transmitida por água ou alimentos.

”Fomos até o estabelecimento, realizamos a vistoria e coletamos a maionese, azeitonas e palmito que ainda estavam no local. Eles forneceram a lista de clientes que haviam comprado a torta fria e estamos realizando entrevistas com quem teve possíveis sintomas”, relatou Aline.

Por meio de nota, o Circulu’s Lanches expressou preocupação com o fato e reforçou seu compromisso com a segurança alimentar. A empresa destacou que, após a visita da Vigilância Sanitária, não foram identificados problemas no local e que está colaborando com as autoridades para esclarecer a situação.

“Ao longo de 33 anos, sempre pautamos nossa conduta pela valorização da saúde, do bem-estar e da confiança, trabalhando com rigorosos padrões de higiene, segurança dos alimentos e qualidade”, diz a nota.

“Reconhecemos a gravidade da situação e nos solidarizamos com os clientes afetados e suas famílias, reafirmando nosso compromisso de buscar soluções que honrem a dignidade e a integridade de cada pessoa envolvida.”

Nas redes sociais, a administração da lanchonete publicou que “somos parte de uma comunidade e o respeito e a dignidade humana é o alicerce de nossas ações”.

Somente na noite de Natal ocorreram 22 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unimed. “A investigação será concluída somente após o laudo do laboratório e as entrevistas com todos que consumiram o produto”, pondera Aline.

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br