Osório – Público lota o Largo dos Estudantes Sônia Chemale para prestigiar Encontro de Terno de Reis
Tradição secular oriunda da herança açoriana é mantida em Osório e região
Uma tradição da cultura açoriana permanece viva por meio dos grupos de Terno de Reis em Osório. Na noite desta segunda-feira (06/01), Dia de Reis, o palco do Largo dos Estudantes Sônia Chemale, no centro da cidade, recebeu seis grupos de cantadores do município, de Mostardas e de Santa Catarina. Um grande público acompanhou as apresentações dos músicos formados desde crianças a idosos, mostrando que as cantorias estão sendo ensinadas para as próximas gerações.
Anunciada no palco por “Julia Gaiteira”, Julia Vigano Dias Dadda, de 12 anos, é moradora do distrito da Borússia, onde aprendeu com o avô, José, os cânticos e, atualmente, já integra um dos grupos. “Comecei a tocar gaita com nove anos e aí me convidaram e estou participando”, relata Julia. Sobre a motivação, ela diz que é uma forma de contato com Deus. “As músicas são como se fossem uma reza”.
O evento promovido pela prefeitura de Osório, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude e do Sesc e Sistema Fecomércio, representado pela Eliza Guedes Machado, teve a participação de autoridades municipais. “É uma satisfação ver a casa cheia porque tivemos poucos dias para organizar tudo e nos empenhamos para esse evento, o primeiro de muitos. Muita gente trabalhou para acomodar bem as pessoas”, disse Alexandre Ramos, secretário de Turismo de Osório.
A abertura também contou com uma apresentação da professora, pesquisadora e escritora, Cristina de Oliveira, autora do livro “Terno de Reis: Tradição e Patrimônio Histórico e Cultural de Osório”, que explicou as origens e os símbolos da festividade. Os seis grupos participantes encantaram o público, recebendo aplausos e lembranças do evento.
O Terno de Reis
É inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia do nascimento de Jesus, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Antigamente, os grupos formados por cantores e instrumentistas percorriam as casas.
📝📸Texto e fotos: Gabriela J. P. Pacheco – Ascom PMO
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br