Nota 02/2025 – Parque Nacional da Serra Geral

Publicado em 11/07/2025 17h35
Diante da fatalidade da morte da menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, ocorrida no Parque Nacional da Serra Geral, em Aparados da Serra (RS), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que segue prestando o auxílio necessário à família para o transporte até Curitiba (PR), onde eles residem, e para onde o corpo está sendo levado para velório e cremação. O instituto lamenta profundamente o falecimento de Bianca e expressa solidariedade à sua família após essa perda irreparável.
Desde o momento em que a queda foi comunicada à concessionária Urbia Cânions Verdes, as operações de resgate foram conduzidas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul com apoio do ICMBio, da empresa concessionária Urbia Cânions Verdes, da Prefeitura de Cambará do Sul, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Serviço Aeropolicial de Santa Catarina. Infelizmente, apesar dos esforços de busca, a criança foi encontrada sem vida às 23 horas do mesmo dia em que aconteceu o acidente (10/7).
O ICMBio concentra esforços no sentido de auxiliar a família neste momento de dor, o que inclui a disponibilização de assistência psicológica, e se coloca à disposição das autoridades competentes para cooperar com a investigação sobre o ocorrido.
Este é o primeiro caso de óbito de um visitante autorizado no Parque desde a sua criação em maio de 1992. O número de visitantes na unidade de conservação é de mais de 1,3 milhão desde 2000, quando se iniciou o monitoramento.
Embora se trate de uma fatalidade e não tenham sido detectadas falhas sistêmicas no sistema de segurança e sinalização das áreas de visitação do Parque, o ICMBio, como órgão gestor e fiscalizador do contrato de concessão dos serviços de apoio à visitação da unidade de conservação, tomará medidas para revisão e reforço na segurança do local junto à empresa Urbia, concessionária dos Parques Nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra.
O ICMBio destaca ainda que mantém, como política geral para as unidades de conservação sob sua responsabilidade, um Protocolo Operacional da Visitação (PROV) que estabelece as normas e procedimentos para a visitação, definindo, entre outras coisas, horários de visitação, áreas permitidas, regras de circulação e estacionamento, além de orientações de segurança para pedestres, ciclistas e veículos.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal tvnativoos.com.br