Nativoos Rural – Mapa contabiliza 222 mortes de equinos por ingestão de ração

Ministério informa que investiga o caso desde que receber a primeira comunicação de ocorrência relacionada ao produto fabricado pela empresa Nutratta Nutrição Animal
Dados obtidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a partir de denúncias e investigações realizadas, já foram contabilizadas 222 mortes de equinos em razão de consumo de rações produzidas pela empresa Nutratta Nutrição Animal. As mortes foram registradas em São Paulo (83), Rio de Janeiro (69), Alagoas (65), Goiás (4) e Minas Gerais (1).
O ministério informou ainda que apura o caso desde o dia 26 de maio, quando recebeu, por meio da Ouvidoria, a primeira comunicação sobre a ocorrência de mortes de equinos que teriam ingerido as rações.
“Desde então, a Fiscalização Federal Agropecuária vem realizando investigações nos locais onde foram reportados casos de adoecimento ou morte de equinos, com o objetivo de identificar as possíveis causas dos óbitos. Até o momento, os casos apresentaram associação com o consumo de rações da empresa citada”, afirma o Mapa.
Atualmente, são examinadas novas informações recebidas sobre dezenas de mortes de equinos em localidades da Bahia, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
O Mapa esclarece ainda que, desde o recebimento da primeira denúncia, foram realizadas duas fiscalizações no único estabelecimento da Nutratta, que possui uma linha de produção destinada à fabricação de rações para equinos e ruminantes.
Durante as inspeções foram constatadas irregularidades que motivaram a suspensão cautelar da atividade de fabricação de todas as rações da empresa. A fabricante impetrou mandado de segurança contra as medidas adotadas, e o Mapa já prestou os devidos esclarecimentos ao Poder Judiciário, aguardando atualmente a decisão judicial.
Adicionalmente, o Ministério também suspendeu a comercialização de todos os produtos elaborados pela Nutratta.
Quaisquer informações ou denúncias relacionadas ao caso devem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria do Mapa.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal tvnativoos.com.br