Nativoos Esportes – Ministério do Esporte pedirá à CBF a suspensão temporária do Campeonato Brasileiro por tragédia no Sul

Nenê em chegada ao Alfredo Jaconi — Foto: Gabriel Tadiotto/Juventude

Responsável pela pasta, André Fufuca, defende a paralisação das competições nacionais por duas semanas; fontes da entidade indicam que há poucas chances do pedido ser atendido

O Ministério do Esporte, por meio do ministro André Fufuca, entrará em contato com a CBF para pedir a paralisação do Campeonato Brasileiro nas categorias masculina e feminina por conta das tragédias causadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Sem entrar em mais detalhes, Fufuca afirmou que a ideia é, neste momento, direcionar esforços e o auxílio às comunidades atingidas e contribuir para a recuperação do estado. Até o momento, foram 107 mortes confirmadas, além de 136 desaparecidos.

Assim, o Ministério do Esporte pretende colaborar com as autoridades estaduais e municipais e organizações esportivas para prestar apoio às ações de socorro e reconstrução.

— Iremos pedir a CBF. Acho que deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por 2 semanas seria razoável. Enviaremos ofício nesta sexta-feira para a CBF, nos colocando a disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto — disse André Fufuca por meio de uma nota oficial

Apesar da iniciativa do Ministério do Esporte, a paralisação do Campeonato Brasileiro só pode ser confirmada pela CBF. Fontes da entidade indicam que há poucas chances do pedido ser atendido. Nessa semana, a confederação adiou os jogos das equipes do sul até o dia 27 de maio. A Conmebol, por sua vez, postergou as partidas da semana que vem e irá analisar o caso semana a semana.

— É hora de concentrar esforços no apoio às vítimas, na reconstrução das áreas afetadas e na mitigação dos impactos causados pela tragédia. A dimensão humana precisa vir antes da esportiva. A preocupação maior é com a integridade física e psicológica dos atletas, torcedores e demais envolvidos — completou Fufuca.

Nenê, do Juventude, tenta mobilizar capitães de clubes da Série A por parada do Brasileirão

Capitão do Juventude, o meia Nenê revelou que iniciou um movimento com os capitães das outras 19 equipes da Série A para a paralisação do Campeonato Brasileiro por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul. A CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times gaúchos, incluindo Grêmio e Inter, por 20 dias, até 27 de maio.

A iniciativa do experiente jogador de 42 anos foi revelada em meio a uma entrevista ao canal TNT na última terça-feira. Na ocasião, Nenê afirmou que havia feito um primeiro contato a partir de um grupo de WhatsApp criado antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro.

– Fiz um texto e mandei no grupo de capitães dos clubes da Série A. Antes do campeonato, tivemos uma reunião com a CBF, envolvendo todos. E agora tentei dar esse start. Temos uma força muito grande e, se a gente se unir, podemos fazer algo para ajudar. Vamos buscar essa mesma direção. Eu imaginei que a CBF iria paralisar o campeonato. Como teve a reunião e não houve esse consenso, tentei, a partir disso, falar com os capitães e mudar a rota. Tem cidades que ainda estão sendo inundadas agora, caso de Pelotas. Não tem clima nenhum – afirmou o jogador do Juventude.

Fonte: Globo.com

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br