Mundo – Papa Francisco esta totalmente curado da dupla pneumonia e terá alta no domingo

Médicos anunciam que o papa Francisco vai ter alta neste domingo (23) — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

Francisco voltará ao Vaticano mas terá de passar dois meses em repouso. Alta ocorre após cinco semanas de internação para tratar uma dupla pneumonia.

O papa Francisco terá alta no domingo (23), anunciou neste sábado (22) a equipe médica que cuida do pontífice.

Francisco deixará o hospital Gemelli, em Roma, onde está internado há 38 dias, e voltará ao Vaticano.

  • Em entrevista coletiva para anunciar alta, os médicos afirmaram que ele ainda terá de ficar em repouso dentro do Vaticano por um período de dois meses e ainda sob cuidados médicos, o que a equipe chamou de “alta hospitalar protegida”.

Francisco também terá de ser submetido a tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala — os médicos disseram que o pontífice está com a voz afetada por conta do período prolongado do auxílio de oxigênio de alto fluxo que Francisco recebeu no hospital por conta de dificuldades respiratórias.

Aos poucos, disseram os médicos, ele voltará ao trabalho, mas terá de ter “um estilo de vida mais calmo”. Francisco tem 88 anos e foi internado por problemas respiratórios.

“O Santo Padre está melhorando, portando esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais”, disse um dos dos médicos.

Para dar a alta, a equipe desaconselhou encontros frequentes com pessoas, principalmente grandes grupos, para evitar o contato com novos vírus, e atividades de esforço.

A equipe afirmou que papa está completamente curado da pneumonia dupla, mas que alguns vírus permanecem em seu pulmão e, por isso, precisará de repouso e cuidados médicos.

Mas a equipe médica disse esperar que aos poucos o pontífice recuperará a voz, embora não tenham estimado um prazo para isso.

Na entrevista, os médicos afirmaram ainda que Francisco foi um “paciente exemplar” e que ficou “muito contente” com a notícias da alta.

“Ele ficou muito contente. Há uns três, quatro dias, ele estava perguntando: ‘Quando vou pra casa’?”, disseram os médicos. “O papa foi um paciente exemplar. Ouviu nossas sugestões. Então nós concordamos (com a alta) quando achamos que era um momento certo, e o Santo Padre concordou”, disseram os médicos.

Os médicos confirmaram também que ele fará, no domingo, uma “breve saudação” a fieis do hospital, antes da alta. Mais cedo, o Vaticano havia informado que o pontífice pretendia fazer uma aparição pública no domingo.

Será primeira aparição pública de Francisco desde a internação. Há uma semana, o Vaticano publicou uma foto do papa de costas, celebrando uma missa no hospital.

Fonte: Globo.com

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br