Lideranças comunitárias do Litoral Norte participam de visita técnica no Centro de Operações Integradas e no Laboratório de Água da Corsan

No último sábado, 9, líderes comunitários de Torres, Capão da Canoa e Xangri-Lá tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Corsan na sede, em Porto Alegre, e o trabalho desenvolvido para levar água tratada e de qualidade aos gaúchos. Ao todo, 14 representantes das comunidades dos três municípios participaram do programa Portas Abertas, elaborado pela Companhia para informar e aproximar a população dos processos executados.
O grupo foi recebido pela presidente Samanta Takimi, que destacou a importância da aproximação entre a Companhia e a comunidade. “Queremos que vocês se sintam à vontade, conheçam nossas operações e compreendam todo nosso trabalho, para que possam compartilhar esse conhecimento em suas comunidades”, destacou. Junto com a presidente, o gerente regional de relações institucionais da Corsan, Luciano Brandão, conversou com os visitantes, esclareceu dúvidas e reforçou a importância de um trabalho conjunto.
A equipe recebeu explicações de como é o funcionamento do hidrômetro – aparelho responsável pela medição do consumo de água e conheceram, ainda, o Centro de Operações Integradas (COI). O departamento, com tecnologia avançada, monitora 24 horas por dia e em tempo real, o gerenciamento a distância de todos os sistemas instalados nos 317 municípios atendidos pela Corsan. No local puderam observar, em tempo real, a situação do abastecimento nas suas cidades, entendendo todo o processo de distribuição da água. Por fim, foram ao Laboratório Central de Água, local onde são realizadas centenas de análises diariamente, garantindo todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelos órgãos de saúde.
A presidente da Associação das Quatro Praças de Torres, Gesi Panizzon Salvaro, se surpreendeu com a estrutura e a complexidade das tecnologias utilizadas pela Corsan. “Essa visita nos trouxe conhecimento sobre a água que recebemos em nossas torneiras. Só estando aqui é que observamos como é complexo o sistema”, afirmou. Gesi também destacou a iniciativa da Companhia de disponibilizar um WhatsApp direto entre as lideranças comunitárias e a equipe de Responsabilidade Social. “Esse número nos possibilita mais agilidade para entregar para Corsan as demandas da comunidade”, confirmou.
O representante da Associação do bairro Centenário de Torres, Ivo Volnei Bender, destacou que a partir da visita foi possível visualizar todo o trabalho realizado pela Corsan. “Nos mostraram os laboratórios, a parte estrutural, tecnologias e vimos o quanto é importante conhecermos e entendermos tudo, levando este conhecimento para que a população saiba tudo o que é feito para que tenhamos uma água potável de qualidade”, finalizou.
As lideranças também fazem parte do Afluentes. Programa que promove o relacionamento entre a comunidade e a Companhia, com ações durante todo o ano. Uma nova edição do Portas Abertas para lideranças comunitárias do Litoral Norte será realizada em data a definir. Para mais informações e agendamentos sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela Corsan, entrar em contato com Cristiane, pelo fone (51) 998490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br .




Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br