Investigação – Exército prende 17 militares por falha na fiscalização em arsenal do qual armas foram furtadas em SP

Polícia do RJ recuperou oito das metralhadoras furtadas de arsenal do Exército em SP. Polícia Civil RJ / Divulgação

Também foi pedida a prisão preventiva de seis suspeitos de participação direta no furto

O Exército informou nesta quinta-feira (26) que prendeu 17 militares por suposta falha na fiscalização e controle de armas do Arsenal de Guerra de São Paulo. Segundo o Comando Militar do Sudeste, eles cumprem punição disciplinar de até 20 dias, que podem ser de prisão ou aquartelamento — quando o militar segue trabalhando, mas é impedido de deixar a instalação em que atua. A falta de 21 metralhadoras do arsenal foi percebida no dia 10, durante inspeção.

Outros seis militares são investigados como suspeitos de terem participado diretamente do furto das armas e tiveram a prisão preventiva solicitada à Justiça Militar. No entanto, ainda não há decisão sobre a detenção deles. Os procedimentos relativos ao caso correm em sigilo, determinado pelo juízo da 2ª Auditoria da 2ª CJM (Circunscrição Judiciária Militar).

Por conta do furto das armas e por ordem do comandante do Exército, general Tomás Paiva, o tenente-coronel Rivelino Barata de Sousa Batista foi exonerado do cargo de diretor do Arsenal de Guerra de São Paulo. O coronel Mário Victor Vargas Júnior foi nomeado para ocupar a posição.

Das 21 armas furtadas, 17 foram recuperadas até esta quinta-feira (26). No dia 19, a polícia do Rio de Janeiro encontrou oito metralhadoras na capital fluminense. Na madrugada do sábado (21), a Polícia Civil de São Paulo localizou outras nove armas. Quatro metralhadoras com poder antiaéreo, ou seja, que podem derrubar helicópteros, continuam desaparecidas.

De acordo com o secretário de Segurança Pública paulista, Guilherme Derrite, após o furto, o armamento foi negociado com duas facções criminosas, o Comando Vermelho e o PCC.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br