Inter empata com Caxias e decide no Beira-Rio vaga à final do Gauchão
Alan Patrick marcou para o Colorado, e Mercado, contra, igualou para o time da Serra
O Inter arrancou um empate na primeira partida da semifinal do Gauchão. Neste sábado, o Colorado não jogou bem e não foi além do 1 a 1 contra o Caxias, no Centenário. Enquanto Alan Patrick abriu o placar, Gabriel Mercado, contra, deixou tudo igual. Os donos da casa ainda reclamaram muito da arbitragem, com decisões polêmicas em penalidades não marcadas, mesmo com o VAR.
Em nenhum momento do jogo, os comandados de Mano Menezes conseguiram ser superiores no confronto. Pelo contrário, o Caxias é quem foi melhor, principalmente no primeiro tempo. Porém, os donos da casa pecaram na hora da finalização e não conseguiram sair com vantagem para a segunda partida. Ficou tudo para Porto Alegre.
Inter e Caxias voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 18h, no Beira-Rio. Quem vencer avança para a final. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
Arrancada com adrenalina
O jogo no Centenário começou com emoção. Logo aos 2, Maurício cruzou a bola, que bateu no braço de Jean Dias e saiu pela linha de fundo. O árbitro Jean Pierre foi chamado pelo VAR e, após revisão do lance, assinalou pênalti para o Inter. Dois minutos depois, Alan Patrick cobrou no canto direito e o goleiro Bruno Ferreira espalmou. No rebote, o camisa 10 colorado só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio, 0 a 1.
O Caxias respondeu aos 7. Peninha recebeu dentro da área, ajeitou para a perna canhota e soltou a bomba. Keiller voou no canto direito e espalmou. Na segunda chegada, o time Grená chegou ao empate. Aos 15, Jean Dias recebeu pela ponta esquerda, passou como quis por Johnny e cruzou rasteiro. Gabriel Mercado, ao tentar cortar, completou contra o próprio gol, 1 a 1.
A partida caiu de intensidade e poucas chances de gol foram criadas ao longo da etapa inicial. Aos 41, Pedro Henrique recebeu de Luiz Adriano, driblou o goleiro Bruno Ferreira e, sem ângulo, finalizou de esquerda para fora. Dois minutos depois, Eron recebeu na entrada da grande área, girou e finalizou muito mal, por cima da meta de Keiller.
Reclamação e igualdade
Após seu time não ir bem no primeiro tempo, Mano voltou para a etapa final com duas substituições: uma por necessidade e outra para melhorar a equipe. Thauan Lara entrou no lugar de Renê, que sentiu problema muscular na coxa direita, e Carlos de Pena substituiu Matheus Dias.
Porém, a primeira chegada foi do Caxias. Aos 13, Dudu Mandai recebeu de Jean Dias pela esquerda e cruzou. Ronald ganhou pelo alto e desviou de cabeça para a defesa de Keiller. Dois minutos depois, o Inter respondeu. Alan Patrick recebeu dentro da área, cortou a marcação e finalizou de esquerda para fora. A bola passou perto da meta de Bruno Ferreira.
Aos 21, o Caxias perdeu a melhor chance. Pela esquerda, Dudu Mandai cruzou rasteiro, a bola passou por toda a área e sobrou para Peninha. O camisa 10, sozinho na grande área, finalizou por cima do gol de Keiller. Chance incrível perdida.
Aos 23 minutos, Alan Patrick acionou Wanderson pela esquerda. O camisa 11 finalizou cruzado e o goleiro do Caxias espalmou para escanteio. A principal chegada colorada no segundo tempo. Quatro minutos depois, Jean Pierre foi novamente chamado no VAR, só que, dessa vez, em lance a favor dos donos da casa.
Eron foi lançado em profundidade e caiu após a presença de Keiller. Em um primeiro momento, o camisa 9 foi punido com cartão amarelo por simulação. Porém, o árbitro de vídeo recomendou que “Vin Diesel” fosse ao monitor. Ao analisar o lance, Jean Pierre assinalou de forma polêmica o impedimento do ataque do Caxias na origem da jogada e, por isso, não deu a penalidade.
Aos 38, Wesley recebeu pela ponta esquerda, ajeitou para a perna direita e finalizou cruzado. Keiller conseguiu espalmar a bola e Thauan Lara afastou.
Nos acréscimos, jogadores de Caxias e Inter protagonizaram uma confusão, após desentendimento entre Johnny e Marcão, mas logo o empurra-empurra foi contido. Com o placar igual, ficou tudo para Porto Alegre na próxima semana. Quem vencer estará na decisão do Gauchão. Do outro lado da chave, Grêmio e Ypiranga duelam neste domingo.
Campeonato Gaúcho 2023 – Semifinal – Jogo 1
Caxias 1
Bruno Ferreira; Marcelo Ferreira, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Vini Guedes e Peninha; Diego Rosa (Ronald), Jean Dias (Wesley) e Eron (Marcão). Técnico: Thiago Carvalho.
Inter 1
Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Renê (Thauan Lara); Matheus Dias (Carlos de Pena), Johnny, Mauricio (Wanderson) e Alan Patrick; Pedro Henrique (Estêvão) e Luiz Adriano (Lucca). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Gabriel Mercado, contra, aos 15 minutos do primeiro tempo (C); Alan Patrick, aos 4 minutos do primeiro tempo (I)
Cartões amarelos: Fernando, Marlon, Marciel e Eron (C); Vitão e Wanderson (I)
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Assistentes: Lucio Flor (RS) e Fabricio Baseggio (RS)
VAR: Pablo Ramon Pinheiro (RN-Fifa)
Data e hora: 18 de março, sábado, às 16h30min
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul (RS)
Fonte: JornalCorreio do Povop e GZH