Inaugurada nova escola de ensino fundamental em Imbé

Fotos comunicação Prefeitura de Imbé

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Clelia da Cunha de Morais foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (14). A solenidade contou com diversas autoridades, entre elas o prefeito Ique Vedovato, o vice-prefeito Régis Cacetinho, o deputado federal Alceu Moreira (MDB), o presidente do Legislativo Municipal, vereador Caio Sant’ana (PSB), e a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED) Ruth Ruschel. 

Localizada na Avenida Brasil, 1060, no balneário Presidente, a escola atenderá, a partir da próxima segunda-feira (17), 170 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contando com uma infraestrutura ampla de quase 3,7 mil m² de área construída. São 12 salas de aula, auditório multiuso e laboratórios de ciência e de informática. A estrutura inclui ainda pátio coberto com palco, quadra poliesportiva com vestiários, bloco administrativo, cozinha e biblioteca.

Representando familiares de Clelia, Fabiana Morais lembrou a trajetória pedagógica da mãe e destacou o legado que ela deixou.

“Ela acordava feliz todos os dias para trabalhar. Não havia perguntas sem respostas nem aluno sem atendimento. Fico muito feliz e honrada em saber que aqui no nosso município uma escola tem o nome da minha mãe”, disse Fabiana.

Ique lembrou que foram quase 11 anos de espera para que a obra fosse, finalmente, entregue à comunidade. Ele destacou que o atraso se deu devido a burocracias impostas pelo governo federal, fato que fez com que muitas empresas vencessem os processos de licitação e acabassem desistindo de seguir com a obra.

“Tenho orgulho de estar aqui hoje. As coisas mais difíceis são as melhores. Tivemos que brigar com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para podermos assumir a obra e, finalmente, abrir as portas da escola”, disse o prefeito. 

Ruth ressaltou que a escola é um espaço para transformar positivamente a vida dos estudantes e discorreu sobre a homenageada que leva o nome da mais nova escola de Imbé. 

“A comunidade toda nos parabenizou pela escolha. Observamos todo legado que a professora Clelia deixou para a educação no nosso município”, pontuou.

A diretora da escola, Kelly Silveira também recordou o legado deixado pela homenageada. Emocionada, lembrou que a professora Clelia era “exigente, competente, brava e guerreira”.

Já o deputado Alceu Moreira falou que Imbé é referência na educação, tendo abraçado propostas de educação em turno integral que, aos poucos, vão sendo implantadas em mais escolas da cidade. 

O presidente do Legislativo municipal também salientou os avanços da educação de Imbé e lembrou que, na última segunda-feira (10), o prefeito e a secretária de Educação receberam, em Brasília (DF), o selo ouro de destaque na alfabetização. 

Sobre a homenageada:

A instituição leva o nome de Clelia da Cunha de Morais, professora que serviu ao município de Imbé por mais de 20 anos. Clelia atuou em diversos cargos da educação municipal, iniciando em 1996 como professora de geografia e seguindo para a função de conselheira municipal de Educação.

Pouco depois tornou-se diretora e atuou em cinco escolas municipais: as EMEFs Estado de Santa Catarina, Tiradentes, Manoel Mendes, Norberto Martinho Cardoso e Olavo Bilac. Também trabalhou como coordenadora pedagógica das escolas estaduais de Ensino Médio 9 de Maio e Reinaldo Vaccari.

A educadora faleceu em 2021 vítima de complicações causadas pela covid-19. Ela deixou o marido e três filhos, além de um legado importante de dedicação pela profissão por meio da qual contribuiu para o desenvolvimento da educação de qualidade no município.

Fotos- Divulgação

Com informações da Prefeitura de Imbé

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br