Imbé sediou formatura de novos guarda-vidas militares
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, na manhã desta segunda-feira (05), a formatura de 38 novos guarda-vidas militares. A cerimônia, realizada na beira-mar de Imbé, junto à Guarita Central 133, foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, dentre elas o vice-prefeito Régis Cacetinho.
A solenidade marcou o fim do curso para os 34 militares habilitados para salvamento no mar e outros quatro que atuarão em águas internas. O grupo, que iniciou o trabalho de treinamento para salvamento e resgate aquático no mês passado, passou por um processo de 120 horas-aula e 80 horas de estágio que abordaram disciplinas de fisiologia do afogamento, técnicas de salvamento e resgate, relações humanas, suporte básico da vida, natação utilitária, legislação aplicada, prevenção de emergências aquáticas e morfologia costeira, entre outras.
Conforme a corporação, serão cerca de mil guarda-vidas atuando na temporada em todo o Rio Grande do Sul, sendo bombeiros e policiais militares, e civis temporários com processo em andamento.
Em sua manifestação, Cacetinho destacou a importância do acréscimo de efetivo para a 6ª Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. E falou sobre o orgulho de receber a cerimônia na beira-mar da cidade. “Aqui temos uma excelente relação com as forças de segurança, não apenas com o Corpo de Bombeiros, mas também com a Brigada Militar e a Polícia Civil”, destacou.
Ele também reforçou o prestígio que os profissionais têm junto aos banhistas e o fundamental papel de cada um deles na manutenção da segurança dos banhistas na beira da praia. “A família gaúcha, quando vem ao litoral no verão, tem nos guarda-vidas nas guaritas a sua referência de segurança. Saber que ali tem um profissional treinado, que se qualificou e tem responsabilidade, é motivo de orgulho para nosso município também”, finalizou o vice-prefeito de Imbé.
Fonte:Talis Ramon, fotos Ivan Andrade- Assessoria de comunicação