Imbé- Projeto “Vivência Esportiva” proporciona visita na SOGIPA e alunos conhecem grandes nomes do esporte
Na quarta-feira (16) a turma 61 da EMEF Estado de Santa Catarina visitou o clube esportivo da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA). O passeio fez parte do projeto “Vivência esportiva para além de Imbé: conhecendo modalidades olímpicas e paraolímpicas”, desenvolvido em uma parceria entre componentes curriculares de Educação Física e Língua Portuguesa.
“Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos maiores clubes esportivos formadores de atleta do Brasil”, destacou a diretora Kelly Janaina.
Entre os ambientes visitados, esteve o dojô, local onde os atletas praticam judô. Os jovens foram recepcionados pelo treinador da seleção brasileira, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Atletas como Mayra Aguiar, tricampeã mundial e única mulher brasileira com três medalhas em Jogos Olímpicos, Ketleyn Quadros, a primeira mulher a conquistar uma medalha individual em Jogos Olímpicos, e Maria Portela, medalhista em Jogos Pan-americanos, estavam em atividade e puderam ser observadas.
Os alunos também conheceram as instalações de quadras de vôlei, basquete, tênis e pista de atletismo, onde foram recepcionados pelo treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, treinador chefe de atletismo da SOGIPA e treinador do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele fez uma breve explanação sobre a origem do atletismo e da SOGIPA.
Os estudantes também puderam experimentar a pista sintética mais moderna do Brasil, onde saltaram e arremessaram dardo e martelo. Na saída da pista foram condecorados com uma medalha de participação, entregue pelo diretor de departamento e treinador.
No ginásio de ginástica, o treinador armeno, Vardan Movsisyan, que possui atletas convocados para a seleção brasileira, teve um bate-papo com os alunos sobre a sua vinda para o Brasil na década de 1990. Após, os alunos tiveram uma vivência nos aparelhos, saltando e fazendo algumas acrobacias, mas para os pequenos, a parte mais divertida foi atravessar o fosso de espumas.
“Sem dúvida, esta foi uma atividade marcante na vida dos nossos alunos orientados pelas professoras Lisiane Bergue e Rosane Nazário”, concluiu a diretora.
Fonte; TEXTO: José Luiz Filho