Imbé – Educação e tecnologia de mãos dadas: alunos da rede municipal participam de formatura do Projeto Robótica


Cerca de 90 alunos das turmas do 4° ao 8° ano das escolas da rede municipal de educação de Imbé receberam, na tarde dessa quinta-feira (07), os certificados de conclusão do curso do Projeto Robótica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) durante o ano letivo.

O prefeito Ique Vedovato e a secretária Ruth Ruschel, entre outras autoridades, participaram da solenidade de formatura, realizada no plenário da Câmara de Vereadores.

Desenvolvido com o objetivo de levar o aluno à compreensão das tecnologias atuais como fator importante no processo de aprendizagem, o Projeto Robótica foi elaborado com o intuito de tornar os alunos mais proativos e dinâmicos, dando oportunidades para que eles pudessem desenvolver suas habilidades específicas e auxiliando na construção do conhecimento.

Responsável pela execução do projeto, o professor Delmar Arnau explica que a iniciativa apresentou aos alunos, no período entre março e dezembro, o conhecimento e a descoberta das tecnologias, despertando neles o interesse pelo campo científico de um jeito simples, partindo de problemas do cotidiano, para mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos.

“Embora essa seja uma realidade percebida há anos, muitas escolas permanecem utilizando metodologias tradicionais, criadas em um tempo em que nem se sonhava com os computadores, smartphones e robôs. O formato passivo desses métodos acaba se tornando maçante para uma grande parcela dos alunos, que precisam se envolver com os temas para que eles realmente sejam assimilados”, destacou Delmar.

“Nós, professores, sabemos que nem sempre conseguimos fazer o nosso melhor. Mas todas as manhãs acordamos querendo transformar a vida dos nossos alunos. E este projeto simboliza uma linda caminhada desenvolvida para auxiliar no desenvolvimento dos nossos alunos e na construção daquilo que eles levarão para a vida”, afirmou a secretária Ruth.

“O mundo foi mudando fora da escola e precisa mudar também dentro dela. Aqueles métodos tradicionais de ensino, hoje em dia, já contam com novas ferramentas, e o poder público precisa acompanhar essa evolução, fomentando este tipo de iniciativa que traz os alunos para o mundo tecnológico. É um motivo de orgulho ver que o recurso público que o cidadão paga de imposto está sendo investido na educação e produzindo esse resultado que é a construção de cidadãos melhores para o futuro”, comemorou o prefeito Ique.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Talis Ramon/Fotos Ivan de Andrade