Homem é preso após interromper protesto com tiro de espingarda em Caxias do Sul
Caso ocorreu em meio a ato de integrantes de Projeto Favelar no entorno da casa do preso
A Brigada Militar prendeu um homem de 55 anos que efetuou um disparo a esmo para desmobilizar um protesto, no bairro Belo Horizonte, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. O caso foi registrado na tarde de quinta-feira, no momento em que o ato ocorria na frente da casa dele. A arma, uma espingarda calibre 12, foi apreendida.
De acordo com informações do 12º BPM, cerca de 50 pessoas protestavam no local. O morador, insatisfeito com a manifestação, teria saído para a varanda da residência e disparado para o alto com a espingarda. Ele foi solto após pagar uma fiança de aproximadamente R$ 7 mil.
O ato contava com integrantes do Projeto Favelar, que visa o fomento da arte urbana e a revitalização de espaços públicos através de ações sociais. Criada em 2013, a iniciativa atende mais de 2 mil crianças e jovens de oito escolas do município, com foco em moradores de comunidades.
Atritos em decorrência dos trabalhos do grupo ao lado da casa do atirador motivaram os protestos. O artista visual Andrigo Martins, idealizador do Favelar, explica que ali há uma escadaria abandonada, e os participantes pretendiam revitalizar a área com estruturas de madeira, maquetes e murais. Entretanto, ainda segundo ele, o morador teria depredado os materiais por não concordar com a estética da proposta.
Martins garante que recebeu o aval da vizinhança antes do início das ações. O próprio atirador teria aprovado a atividade em um primeiro momento, mas passou a fazer ameaças contra o grupo após mudar de ideia.
“Quando chegamos no local, na manhã de quinta-feira, fomos surpreendidos com a depredação do projeto. O homem tinha arrancado os materiais com um pé de cabra. Creio que ele julgou que o trabalho estava demorando para ser finalizado e também achou a estética feia. Por isso decidimos protestar de forma pacífica contra a atitude dele”, disse o artista visual.
Conheça o Projeto Favelar
O Projeto Favelar busca acolher crianças e jovens das comunidades de Caxias do Sul. A ideia é, além de incentivar a construção profissional, criar oportunidades a moradores de periferia através da arte e da cultura.
Realizada através do Studio Santa Lata, a iniciativa ainda reforça os laços dos participantes com as comunidades onde vivem, por meio de conceitos como sustentabilidade, empoderamento e conscientização.
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br