Guarda Municipal de Imbé completa quatro anos de excelente prestação de serviços


A Guarda Municipal de Imbé (GMI) chega, nesta segunda-feira (08), aos quatro anos de ações voltadas à segurança da população de Imbé. Ao longo desse período, foram registrados 6.121 atendimentos e, destes, 785 resultaram em prisões de crimes como violência doméstica (Lei Maria da Penha), tráfico/posse de entorpecentes, roubos, furtos, porte ilegal de armas, embriaguez ao volante e captura de foragidos.

Um dos destaques do trabalho da guarda é o cumprimento da Lei Maria da Penha, uma vez que os números de atendimentos aumentaram nesses quatro anos, graças ao ingresso e atuação incisiva da GMI na defesa da lei o que, na visão do prefeito Ique Vedovato, acabou incentivando as mulheres a denunciarem casos de violência. Conforme a guarda, ao longo dos quatro anos de atuação, a GMI atendeu 242 ocorrências dentro dessa modalidade, gerando 166 prisões.

“O trabalho em rede, é fundamental para o sucesso não só nas prisões, mas também no acolhimento e acompanhamento destas mulheres. Os números de atendimento de ocorrências de violência doméstica são maiores porque aqui na nossa cidade temos quem defenda as mulheres”, pontua Ique.

Sobre a qualidade e eficácia nos atendimentos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T) implantou um sistema de avaliação dos atendimentos realizados pelos agentes da GMI em todas as ocorrências atendidas. A nota média atribuída pela população foi 4,72, numa escala que vai até 5.

“Existe um grande divisor de águas desde a chegada da Guarda Municipal e tudo o que viemos implantando e realizando fez da GMI referência no Estado e a tornou conhecida em nível federal, pela dedicação e trabalho de nossos agentes”, analisa o titular da SEMUSP-T, Vinícius Rebechi.

Além de ser a primeira Guarda Municipal a atuar armada no Litoral Norte, o atual Governo Municipal promoveu uma uma enorme evolução estrutural da corporação. Desde julho do ano passado, sete novas veículos Fiat/Pulse integram a frota, além de duas motocicletas e outras duas que chegarão nos próximos dias. Os uniformes dos agentes também foram modernizados.

Em 2023, a GMI passou a utilizar um moderno software de gestão, fazendo com que toda as áreas operacional e administrativa sejam integradas na plataforma, agilizando o controle de material e dados, entre outros pontos. Ainda no ano passado, a guarda de Imbé foi a única instituição no Estado a ter projeto aprovado e contemplado pelo Ministério da Justiça, que trará para o município R$ 500 mil, para serem aplicados em políticas públicas de proteção à mulher vítima de violência. Também em 2023, foi realizado concurso público para contratação de novos guardas. A homologação final dos candidatos está prevista para o dia 20 de fevereiro.

“Nestes quatro anos observamos o amadurecimento institucional e dos agentes. A maioria dos guardas veio de fora da cidade, exigindo um período de adaptação não apenas na função, mas também com a cidade, com as peculiaridades territoriais, entrosamento com outros órgãos de segurança, secretariais municipais e população, conquistando de forma muita rápida a confiança e o respeito da comunidade”, destaca o comandante da GMI, Rafael Moura.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Márcio Sardá

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br