Grupo de trabalho terá primeira reunião sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis


A subcomissão dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS, que tem como proponente e relator o deputado Jeferson Fernandes, realizará a primeira audiência de trabalho nesta sexta-feira (1º/08), nos municípios de Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina). O encontro será realizado em conjunto com a Comissão Mista do Acordo de Irmandade e Cooperação, constituído pela Assembleia Legislativa e a Câmara de Representantes de Misiones, na Argentina. E contará com a presença do presidente do Legislativo gaúcho, deputado Pepe Vargas.

Segundo Jeferson, na ocasião, serão debatidos temas comuns no que tange à integração entre os dois países, como a situação da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, os preparativos para a comemoração dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, que ocorre em 2026; a análise do comércio, da indústria e do processo de integração produtiva a ser desenvolvido entre o RS e a Província de Misiones, na Argentina; a assinatura da ata do Grupo de Trabalho da Comissão Mista, entre outros.

O primeiro passo em favor da potencialização das relações de intercâmbio entre Brasil e Argentina a partir da Fronteira Noroeste ocorreu no ano passado, quando por iniciativa de Jeferson, a Assembleia Legislativa selou o Convênio de Irmandade e Cooperação com a Câmara de Representantes da Província de Misiones. O documento, assinado em 2024 pelo então presidente do Legislativo, Adolfo Brito (PP), durante a Expointer, em Esteio, visou promover uma política de desenvolvimento integral, diversificar as relações comerciais, a cooperação econômica e técnica sobre uma base de igualdade e de benefício mútuo e cuidado do meio ambiente.

“Nossa atividade em Porto Xavier/San Javier dá continuidade a esta cooperação que viemos construindo para não só agilizar como potencializar ações entre ambos países que favoreçam a concretização deste intercâmbio de modo que as comunidades possam sentir de fato os reflexos positivos”, detalhou o deputado. Ele lembrou que a comemoração dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis vêm ao encontro desse objetivo.

“A celebração dos 400 anos, que envolvem uma série de atividades e de comemorações, reforça a integração entre Brasil e Argentina no momento em que celebra, destaca e valoriza culturas, fazeres e povos que são formadores de regiões importantes para os dois países. São nossos traços comuns, sublinhados, reconhecidos e festejados”, concluiu o deputado.

Pela manhã, às 10h, a programação ocorre na Câmara de Vereadores de Porto Xavier; à tarde, às 14h, os representantes das legislaturas de Brasil e Argentina se deslocam de balsa para Sum Lupachos, onde acontece a segunda etapa dos debates naquele país.

Texto: Andréa Farias (MTB 10967)
Foto: Vanessa Vargas

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal www.tvnativoos.com.br