Nativoos Esportes – Grêmio joga na Arena da Baixada, com time misto e vence Furação por 2 x 1


Cuiabano e Bruno Uvini marcaram os gols do Tricolor em Curitiba

Mesmo com o time descaracterizado, o Grêmio surpreendeu e venceu o Athletico-PR fora de casa por 2 a 1 na tarde deste sábado em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols gremistas foram marcados por Cuiabano e Bruno Uvini, enquanto Vitor Roque fez o tento dos paranaenses na Arena da Baixada. 

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 14 pontos e assumiu a terceira colocação, ficando atrás apenas de Botafogo e Palmeiras. Já o Athletico-PR estacionou na nona colocação, com 12 pontos conquistados. 

O próximo compromisso do Grêmio será no meio de semana, pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, às 20h, o Tricolor medirá forças com o Cruzeiro nas oitavas de final do torneio no Mineirão. Pela mesma competição, o Athletico-PR enfrentará o Botafogo no estádio Nilton Santos. 

Grêmio surpreende 

Descaracterizado por conta de preservações, o Grêmio entrou em campo neste sábado para encarar o Athletico-PR na Arena da Baixada. O desafio, além de enfrentar o gramado sintético, era também conter o ímpeto característico do Furacão quando joga em casa. 

O jogo, porém, começou com pressão dos donos da casa e logo no primeiro minuto. Um lançamento de Cannobio pelo meio encontrou Vitor Roque. O jovem atacante apareceu em velocidade e tocou na saída de Adriel, mas por sorte a bola foi para fora. 

O Furacão seguiu crescendo no jogo e começou a pressionar, rondando a defesa gremista como podia, seja com investidas de Cannobio ou Vitor Bueno. Aos 13, uma nova chance para os paranaenses. Em um escanteio cobrado da esquerda, o zagueiro Pedro Henrique subiu mais que a zaga gremista e quase abriu o placar com uma cabeçada. 

A opção do Grêmio foi ser paciente e dar a bola ao Athletico-PR, enquanto aguardava a melhor chance para marcar. A primeira chegada veio aos 14, quando Vina resolveu arriscar de fora da área e quase surpreendeu o goleiro Bento. 

Doze minutos depois, o Tricolor mostrou que conseguia chegar com bola trabalhada. Villasanti apareceu deslocado pela direita e cruzou rasteiro. Galdino surgiu livre dentro da área e bateu colocado e a bola passou muito perto da trave esquerda de Bento. 

O Tricolor parecia ter encontrado o caminho e abriu o placar aos 30 minutos. Após uma jogada individual de Galdino, a bola sobrou para Cuiabano, que bateu forte e seco para fazer 1 a 0. A vantagem gremista não demorou muito para ser desfeita. Depois de um tempo sem aparecer no ataque, o Furacão chegou ao ataque de forma contundente. Vitor Bueno lançou Vitor Roque, que encobriu o goleiro Adriel e empatou o confronto: 1 a 1. 

A partir da igualdade, o jogo ficou franco, com ataques em sequência de ambos os lados. O Grêmio ainda teve uma chance aos 38 com Cuiabano após uma jogada ensaiada em um escanteio. O lateral improvisado chutou fraco e Bento fez a defesa. 

Tricolor garante a vitória com Bruno Uvini 

Na segunda etapa, as duas equipes voltaram sem alterações. O Grêmio retornou ao gramado em alta voltagem e já tratou de uma pular à frente no placar logo nos primeiros minutos. Aos 4, Reinaldo cobrou escanteio com precisão e Bruno Uvini cabeceou bem para fazer 2 a 1 na Arena da Baixada 

O gol gremista esfriou um pouco o Athletico-PR, que perdeu um tempo considerável para se encontrar em campo. O Grêmio aproveitou para voltar fazer aquilo que já tinha mostrado na primeira etapa: recuar e esperar a chance de um contra-ataque. 

A postura gremista foi apoiada na boa atuação da defesa e uma prova disso apareceu aos 33 minutos. Após um escanteio, Cannobio pegou o rebote e chutou muito forte em direção ao gol gremista. Adriel mostrou reflexo e fez uma grande defesa, impedindo o que poderia ser o gol do empate. 

Nos minutos finais, o Grêmio conseguiu resistir à pressão paranaense para preservar o resultado de 2 a 1 e a vitória que permitiu o crescimento na tabela de classificação. 

Brasileirão 2023 – 8ª Rodada

Athletico-PR 1 
Bento; Madson (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando (Cuello); Erick, Christian (Alex Santana) e Vitor Bueno (Willian); Canobbio, Vitor Roque e Pablo (Terans). Técnico: Paulo Turra.

Grêmio 2 
Adriel; Fábio (João Pedro), Gustavo Martins, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Mila (Lucas Silva), Villasanti, Everton Galdino (Nathan Fernandes) e Cuiabano (Diogo Barbosa); Vina (André). Técnico: Renato Portaluppi. 

Gols: Cuiabano, aos 30/1ºT; Vitor Roque, aos 33/1ºT; Bruno Uvini, aos 4/2ºT; 

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF-Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP-Fifa) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG-Fifa)