Fumaça preta é liberada, e Igreja não tem indicação do novo papa


Conclave seguirá até que um dos cardeais obtenha 89 votos

vaticannewspt Editado•9 min
Depois de uma longa espera, os quase 50 mil fiéis na Praça São Pedro viram sair a fumaça preta após o primeiro escrutínio. Amanhã, será dada sequência à votação.

A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta das, horário de Brasília, desta quarta-feira indicou que o novo papa ainda não foi escolhido. Esta foi o primeiro dia de conclave para eleger o substituto de Francisco e seguirá nos próximos dias, até que um dos 133 cardeais obtenha os 89 votos necessários para ser consagrado como pontífice.

Quando for eleito, o cardeal deverá responder a duas perguntas do decano: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”. Caso responda sim à primeira, torna-se papa e bispo de Roma.

Um por um, os cardeais expressam um gesto de respeito e obediência ao novo papa, antes do anúncio aos fiéis. Da varanda da basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono anuncia “Habemus papam”. Em seguida, o novo pontífice aparece e pronuncia a bênção “urbi et orbi” (À cidade e ao mundo).

Liderar a Igreja

A palavra “papa” vem do grego “pappas”, que significa “pai, patriarca”, e é por isso que os fiéis o chamam de “Santo Padre”. Considerado o sucessor de São Pedro, a quem Cristo confiou a liderança da Igreja, o papa é o guia espiritual de mais de 1,4 bilhão de católicos no mundo todo. Seu papel é preservar e ensinar a fé cristã, interpretar o Evangelho e garantir a unidade da Igreja.

Chefe de Estado

O papa tem status de chefe de Estado e governa a Cidade do Vaticano, um Estado independente localizado em Roma e que também é o menor país do mundo, com 44 hectares. Como chefe de Estado, exerce poderes absolutos (Executivo, Legislativo, Judiciário). Também recebe chefes de Estado e de governo no Vaticano. Nessas reuniões a portas fechadas, conhecidas como “audiências privadas”, são discutidas questões atuais ou são informadas as posições da Santa Sé, uma entidade soberana perante o direito internacional.

Fonte: Correio do Povo

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br