Formando Jovens para o Futuro – prefeitura e Senac lançam programa para capacitar alunos
Com a missão de estimular jovens estudantes de Imbé na área da tecnologia e contribuir para o desenvolvimento das suas habilidades para o futuro, o governo municipal e o Senac Tramandaí lançaram nesta quinta-feira (09), na EMEF Manoel Mendes, o programa Formando Jovens para o Futuro, proposta de cursos gratuitos voltada a alunos dos 9° anos e de turmas de aceleração das escolas da rede municipal de ensino. O prefeito Ique Vedovato e a secretária de Educação Ruth Ruschel apresentaram a iniciativa à comunidade escolar juntamente com a equipe do Senac, liderada pela diretora Cassiane Liberalesso e pela consultora de vendas Taise Silva.
As aulas acontecerão no turno inverso, com início previsto para o dia 20 de março e conclusão no próximo mês de dezembro. Serão até 14 turmas, cada uma com 160 horas de aulas, que abordarão diversos temas, como relação do jovem com o futuro e aprendizados de assuntos relacionados ao universo da informática, como sistema operacional, internet e redes sociais.
Além dos conhecimentos específicos e das habilidades, as atividades trabalharão também as atitudes e valores dos alunos, como a responsabilidade, a cordialidade no trato com as pessoas e o senso de organização, entre outros. Para a ampliação destes componentes curriculares no plano de curso, serão adotadas estratégias diversificadas que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários às atividades relacionadas com o tema do curso.
“Com esse projeto, o nosso governo dá mais um passo importante na formação de cidadãos para o mundo. Além do conhecimento teórico da sala de aula, vamos incentivar também o conhecimento tecnológico que poderá ser fundamental o futuro”, disse o prefeito Ique.
“Estamos muito felizes em celebrar esta parceria com o Senac para buscar o desenvolvimento de habilidades nos nossos alunos, para que eles se tornem protagonistas, conheçam o mundo e planejem possibilidades para o futuro”, acrescenta a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
A participação nas aulas será obrigatória e gratuita aos alunos. A ficha de inscrição será fornecida pela própria escola.