Fenasoja – SOLO SAGRADO: Comitiva visita fazenda de onde foram trazidos para o Brasil os primeiros grãos de soja
Ponto principal da Missão dos 100 anos da Soja ocorreu na quarta-feira, em Hannibal, nos EUA.
A quarta-feira (21/02/24) ficará para a história: Foi neste dia que voluntários da Fenasoja visitaram na Fazenda situada em Hannibal, nos EUA, local que originou os primeiros grãos de soja trazidos ao Brasil pelo pastor Albert Lehenbauer e semeados em Santa Rosa em 1924.
A comitiva formada pelo presidente Dário Jr da Mota Germano, pelo vice Marcos Servat, pelo presidente do Conselho Consultivo Permanente da feira Elias Dallalba e pelo voluntário e diretor da AGCO Evandro dos Santos foi recebida por familiares do pastor.
Os encontros começam com Walter Lehenbauer, neto do Pastor Albert. Ele reside no Norte dos EUA, e viajou 1000km para a agenda. “Conheço a história do meu avô e isso é muito presente. Sei da importância do feito, e da relevância que teve para o início do plantio da soja no Brasil. Agradeço a Fenasoja e a comunidade de Santa Rosa pelo reconhecimento desta história e legado”, disse. Acompanhados de Walter Lehenbauer a comitiva foi conhecer a Fazenda. Chegando no local, o grupo foi recebido por Mark Lehenbauer e Richard Plantz e seus familiares.
O presidente da Fenasoja, Dário destacou que foi acolhida muito especial e os americanos ficaram encantados com preservação desta história dos 100 anos da Soja. “Fomos recebidos com muita emoção e com muito carinho. Mark ficou encantado pela história da soja e como isso foi preservado. Pudemos ouvir histórias do pastor e inclusive o relato da preparação dos grãos de soja que foram embalados para o pastor levar até o Brasil. Visitamos a escola onde o pastor estudou quando criança e a igreja que ele frequentou”, relatou o presidente. Dário Germano ainda ressaltou que Mark Lehenbauer, Richard Plantz e Walter Lehenbauer confirmaram que participarão da Fenasoja 2024, indo ao Brasil em maio.
A Missão dos 100 anos da Soja no Brasil tem o apoio da AGCO. A marca, que é parceira da Fenasoja, custeou a ida aos Estados Unidos e foi um importante elo com a família do pelo pastor Albert Lehenbauer. A comitiva chegou em solo americano na segunda-feira. Na terça visitou a Unidade da AGCO em Hesston. Já na quarta-feira, esteve visitou uma fazenda de pesquisa e inovação da soja, mantida pela Associação de Produtores de Soja do Estado de Missouri (Missouri Soybeans). A agenda nos Estados Unidos seguirá na quinta-feira em Chicago. A comitiva retorna a Santa Rosa no sábado, dia 24 de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenasoja
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br