Entenda o que é o ChatGPT, robô que pode substituir o Google


Inteligência artificial fornece respostas detalhadas, escreve poemas e resolve equações matemáticas

Uma nova tecnologia que responde a qualquer tipo de pergunta começou a ganhar força e pode se tornar uma ameaça para o Google. É semelhante aos alto-falantes inteligentes como Alexa, Siri e Google Assistente, mas em texto. Trata-se do ChatGPT, lançado no final de novembro pela startup OpenAI, que tem o bilionário Elon Musk como um dos fundadores. Em menos de uma semana, mais de 1 milhão de pessoas já haviam criado uma conta para conversar com o robô, de acordo com o CEO Sam Altman.

E esse sucesso se deve ao alto desempenho da inteligência artificial, que supera qualquer chatbot já criado e vai muito além de simples respostas automáticas. O ChatGPT é capaz de desenvolver diálogos como se fosse uma pessoa humana. Além de responder dúvidas gerais com explicações coerentes e detalhadas, ele escreve músicas e poemas, resolve equações matemáticas, dá conselhos e pode até sugerir títulos para uma reportagem. 

Diferentemente de outros chatbots, o ChatGPT não fica confuso com as mensagens e nem pede para os usuários repetirem as perguntas. O Correio do Povo pediu para que a inteligência artificial escrevesse um poema sobre a eliminação do Brasil na Copa do Mundo. Depois, solicitou dicas para enfrentar o calor no território gaúcho. Confira o resultado: 

Devido a sua eficiência, muitos especialistas já projetam que o robô poderá substituir o Google nos próximos anos. O principal criador do Gmail, o programador Paul Buchheit, chegou a comentar sobre o software em sua conta no Twitter. Para ele, em um ou dois anos, o ChatGPT causará a “disrupção total” do Google.

O surgimento dessa tecnologia também gerou preocupação de que ela possa substituir jornalistas ou programadores. Isso porque, entre suas variadas funcionalidades, o robô conseguiu gerar um código Python intrincado e escrever redações de nível universitário quando solicitado.

O software está em fase de pesquisa, mas pode ser testado gratuitamente. Para falar com o robô, basta acessar o site neste link, criar uma conta ou entrar com Google ou Microsoft e iniciar a conversa.

Fonte: Jornal com Tecnologia / Correio do Povo