Enchente no Vale do Taquari: MPRS articula reconstrução de bairros em Cruzeiro do Sul


Um ano após a enchente histórica que devastou o município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) segue atuando na articulação de políticas públicas para garantir a reconstrução da cidade e a dignidade das famílias atingidas. Por meio do promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, a instituição tem coordenado reuniões com diferentes esferas de governo, destravado obstáculos burocráticos e assegurado os direitos dos atingidos.

Desde os primeiros dias da tragédia, o MPRS esteve presente, promovendo mais de 50 audiências com órgãos como a Caixa Econômica Federal, ministérios do Desenvolvimento Social e das Cidades, secretarias estaduais e o governo municipal. “O papel do Ministério Público, desde o início até hoje, tem sido e vai continuar sendo estar, primeiro, ao lado das pessoas necessitadas, buscando os seus direitos dentro de um cenário de desastres”, afirma o promotor Sérgio Diefenbach.

A atuação do MP tem sido fundamental para viabilizar o projeto de reconstrução do Bairro Passo de Estrela, o mais atingido pela enchente. No local, onde restaram apenas ruínas, será criado um parque memorial com soluções urbanísticas voltadas ao futuro e às mudanças climáticas. Os moradores serão reassentados no Novo Passo de Estrela, loteamento que será construído na parte alta da cidade, a três quilômetros do Rio Taquari.

O projeto prevê a construção de aproximadamente 200 casas pelo governo estadual para famílias com renda de até cinco salários mínimos, além de 500 unidades habitacionais em sistema de sobrado, por meio de programa federal. “Basicamente esse projeto todo vai atender quase que a totalidade dos atingidos no município de Cruzeiro do Sul”, explica Diefenbach.

As histórias de superação emocionam. Cristina Silva, moradora do antigo bairro, relembra o resgate com as filhas antes da casa ser destruída: “Não deu pra salvar nada, nada mesmo. Mas graças a Deus apareceu um anjo com um caminhão e conseguiu nos resgatar.” Já Maria Salete Farias, que vive hoje em uma moradia temporária, destaca o apoio recebido: “É notório o que eles andam fazendo pela gente. O Ministério Público tem auxiliado bastante, bem presente.”

A expectativa agora é pela entrega das casas definitivas. “Nós que estamos nessa luta até agora, não vamos desistir. Em breve, estaremos nas nossas casinhas. E é aqui que eu quero ficar”, afirma Maria Salete, referindo-se ao Novo Passo de Estrela.

“O Ministério Público reafirma seu compromisso com a população de Cruzeiro do Sul e seguirá atuando como elo de segurança jurídica e impulsionador de políticas públicas que garantam justiça social e reconstrução com dignidade”, afirma Diefenbach.

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br