Eleições 2024 – Guaíba reelege Maranata com 78,18% dos votos válidos
O atual prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, do PDT, foi reeleito neste domingo (6) com 78,14% dos votos válidos quando 99,12% das seções estavam totalizadas. A atual vice-prefeita, Claudinha Jardim, também compõe a chapa que seguirá no comando do município da Região Metropolitana.
Maranata acompanhou a apuração do resultado em casa. A previsão é que a comemoração da vitória ocorra no comitê, na Rua Vinte de Setembro, no centro de Guaíba.
O prefeito votou no início da tarde na Escola Gomes Jardim, no Centro. Antes, ele foi junto com Claudinha na Escola Dr. Ruy Coelho Gonçalves, no bairro Santa Rita, para a vice registrar o voto.
Maranata venceu os adversários Cleusa Silveira, do PSDB, que ficou com 18,76%, e Guilherme Schneider, do PSOL, que somou 3,06%. Guilherme chegou a ser conduzido pela Brigada Militar ao Fórum após ser considerado que o candidato estava atrapalhando um local de votação. Integrantes do partido afirmaram que ele estava apenas parado na frente de um colégio. Ele foi liberado logo após ser advertido.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), além da condução do candidato, foram registradas sete bocas de urna na eleição do município, além de uma condução de um eleitor.
No último ano, o município da Região Metropolitana foi atingido por três enchentes. A mais severa, em maio, afetou 42,9 mil habitantes – cerca de 46% da população total.
Habitada por 92,9 mil pessoas, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guaíba teve 12 bairros afetados durante a cheia de maio. Desses, a prefeitura afirma que seis continuam com problemas estruturais causados pela enchente. Ainda assim, a administração municipal garante que todos os serviços essenciais – escolas, postos de saúde, entre outros – já voltaram a funcionar normalmente.
Presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Maranata defende a estruturação de um sistema de proteção em conjunto com municípios próximos.
Natural de Camaquã, na Região Sul, Marcelo Maranata mudou-se para Guaíba para estudar. Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o candidato também é empresário.
Fonte: GZH