Documento final do Plano Municipal de Saneamento de Osório será entregue em até 30 dias

O saneamento básico é um dos pilares para garantir a saúde da população, preservar o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento urbano, social e econômico. Na noite desta última quinta-feira (10/07), na Câmara de Vereadores de Osório, foi realizada uma Audiência Pública para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento. Dados da cidade sobre o manejo de resíduos sólidos, o manejo de águas pluviais, abastecimento de água foram apresentados ao público presente. Agora, a empresa que realizou o estudo, tem 30 dias para formular o documento final para aprovação.
Para a elaboração do Plano, que foi realizado pela empresa Garden em 2022 e concluído em 2024, foram criados, por meio de Portarias, comitês Executivos e Coordenadores. Na coleta de informações sobre as características do município, dados como a origem dos mananciais das lagoas foram divulgados. Através do mapeamento, é possível realizar os planos de conservação. Ao todo, são três bacias hidrográficas que compõem as microbacias de Osório, onde 6% é oriunda da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos, 46% do Litoral Médio e 48% da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.
Sobre a coleta de resíduos do município, uma das mais completas da região segundo o estudo, embora tenha o recolhimento, falta conscientização da população no momento da separação dos tipos de lixo. “Na esteira de separação da cooperativa que atua no antigo aterro sanitário, são encontrados ainda misturados os rejeitos com os recicláveis. A população não separa corretamente. Falta educação ambiental”, disse a doutora da Garden, durante a apresentação, Cibelle Carvalho.
Autoridades como o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, participaram da audiência e, no seu relato, é preciso que haja uma mudança de cultura entre a população na conservação dos espaços urbanos e meio ambiente. “Uma das questões mais importantes para o desenvolvimento da região, mas principalmente, da nossa cidade, é a preservação da qualidade das nossas águas. Nós temos um longo caminho a percorrer tanto do ponto de vista comportamental, como de estruturas”, disse na ocasião.
Ainda participaram da mesa diretiva, o vice-prefeito, Ed Moraes, a vice-presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Isabel da Silveira Santos e a secretária de Meio Ambiente e Gestão Territorial, Lourdes Helena Goulart.
Texto e foto: Ascom PMO
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal tvnativoos.com.br