Dia vira noite em várias cidades com ventos de até 120km/h e granizo
Temporais, forte a severos, com chuva forte, granizo e vento, atingiram o interior gaúcho com o dia virando noite no meio da manhã
O dia virou noite durante a manhã desta segunda-feira em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul como Bagé, Jaguarão, Pelotas, Alegrete, Rosário do Sul, Livramento, São Vicente do Sul e outras com nuvens extremamente carregadas associadas a uma frente quente sobre o estado. A grande quantidade de fumaça de queimadas sendo trazida para o território gaúcho com uma corrente de jato em baixos níveis que transporta também ar muito quente para o Rio Grande do Sul a cerca de 1500 metros de altitude, também contribuiu para a redução da luminosidade que já seria significativa pela enorme altura das nuvens.
O ar quente que serve de energia para a formação das nuvens de tempestade no final da manhã desta sexta-feira já elevava a temperatura a valores entre 32ºC e 34ºC em cidades do Noroeste gaúcho como Porto Xavier, São Paulo das Missões e Porto Vera Cruz. À tarde, as marcas nos termômetros vão passar dos 35ºC na região. Justamente o avanço de uma massa de ar muito quente sobre o Rio Grande do Sul gerou a formação de uma frente quente, sistema que habitualmente provoca muitos raios e granizo no Rio Grande do Sul com ocorrência isoladas de vento forte a muito forte.
Uma frente quente ocorre na borda de uma massa de ar quente que está se movendo para substituir uma massa de ar mais fria. O ar quente se move sobre o ar frio. Isso ocorre porque as massas de ar têm diferentes temperaturas e densidades. O ar tropical mais quente é forçado sobre o ar polar mais frio. Isso forma o sistema chamado de frente quente com instabilidade. Frentes quentes são sistemas que habitualmente provocam muitos raios e elevada probabilidade de queda de granizo. Vendavais isolados até podem ocorrer, mas não são a regra em sistemas frontais quentes. O fenômeno mais comum mesmo quando de frentes quentes entre o Uruguai e o estado gaúcho é o granizo e já houve casos de frentes quentes que causaram granizo em mais de duzentas cidades do Rio Grande do Sul em apena um dia.
VENTO ACIMA DE 120 KM/H As nuvens carregadas associadas à frente quente trouxeram episódios localizados de vento forte a muito intenso nas últimas horas no Rio Grande do Sul, particularmente em cidades do Oeste e do Sul do estado, onde as nuvens eram mais carregadas. Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram até o final da manhã desta segunda-feira rajadas de 122 km/h em Jaguarão, 101 km/h em Bagé, 88 km/h em Canguçu, 81 km/h em Dom Pedrito, 76 km/h em Caçapava do Sul, 73 km/h em Alegrete e 70 km/h em São Vicente do Sul. GRANIZO EM MUITAS CIDADES Temporais de granizo foram registrados em diversas cidades do Oeste, do Sul e do Leste do estado desde o final do domingo com aumento das ocorrências entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. O granizo foi pequeno na maioria das cidades, mas em pontos localizados, como em Jaguarão, as pedras de gelo tiveram diâmetro maior com alguns danos em moradias da cidade da fronteira.
Os temporais de granizo atingiram até alguns pontos da região metropolitana, apesar de forma muito localizada. Houve relatos desde a noite de domingo de granizo localizado em municípios como Viamão, Alvorada e Gravataí. CHUVA FORTE CAUSA ALAGAMENTOS NO LITORAL Pancadas de chuva fortes a torrenciais acompanharam os temporais em diversos locais do Oeste, do Sul e do Leste do estado entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. Com sistema de drenagem precário, várias praias do Litoral Norte gaúcho enfrentaram alagamentos na manhã de hoje, como Tramandaí.
Fonte: MetSul Meteorologia https://metsul.com/dia-vira-noite-em-varias-cidades-com-vento-de-ate-120-km-h-e-granizo/ .
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br