Destinos do Sul – Festa nas areias do Litoral Norte para receber a Cavalgada do Mar


Começou na manhã deste domingo a 39ª Cavalgada do Mar. O primeiro percurso iniciou no Parque do Farol, em Cidreira, por volta das 8h Os cavalarianos saíram de Cidreira por volta das 8h e chegaram em Nova Tramandaí às 10h. 

No local, a Banda da Brigada Militar e ctgs da cidade animaram o público com apresentações artísticas e musicais. Perfilados em frente ao stand da administração municipal, a 1ª prenda do Rio Grande do Sul, Isabela Nunes das Silva comandou o cerimonial e homenagens.

A secretária da Zona Sul, Claudia de Souza, disse que o objetivo é manter a atividade na Zona Sul nos próximos anos recepcionando a Cavalgada sempre com muito carinho e tornar a Zona Sul referência no tradicionalismo.

O secretário de Cultura, Paulinho Rícoli, falou ser um prazer receber os cavalarianos. “ Este é um momento muito importante para a administração, pois este é o começo de um trabalho que fará Tramandaí retornar aso cenário cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil”. Disse o secretário que ainda declamou a letra de uma música composta por ele há mais de 20 anos e apresentada ao então comandante da Cavalgada do Mar Vilmar Romera com tema da Cavalgada do Mar. (áudio acima).

O deputado Marcus Vinícius (PP) disse que o momento foi belíssimo.” Os que olham a Cavalgada pela primeira vez estão vendo a história do Rio Grande do Sul que foi forjada nas patas dos cavalos”. O deputado lembrou que hoje a Cavalgada do Mar  um patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, através de lei de sua autoria.

Na ocasião, houve homenagem a João José de Oliveira Machado, idealizador da Cavalgada. Uma placa foi entregue ao filho de Machadinho Ricardo Machado que entregou ao atual comandante da Cavalgada, Luis Eduardo Pelizer, o chapéu que Machadinho usou nas primeiras cavalgadas. Pelizer também foi homenageado com uma placa e o Rotary Clube de Tramandaí fez um assingela homenagem à Cavalgada do Mar.

Na beira da praia foi organizada uma grande churrasqueira e durante todo o dia aconteceram atividades culturais e artísticas no evento denominado Cultura Gaúcha na Praia. 

Após os integrantes da Cavalgada do Mar seguiram para o Parque de Eventos Eliseu Padilha para o acampamento.

Na manhã de segunda-feira, 24 de fevereiro, a Cavalgada segue para Imbé permanecendo na cidade por dois dias, na quarta-feira, 26 de fevereiro, a parada é em Capão da Canoa, na quinta-feira, 27 de fevereiro em Arroio do Sal e o encerramento na sexta-feira, 29 de fevereiro, em Torres. Veranistas e moradores de Oásis, balneário de Tramandaí, foram um dos primeiros a receber os cavalarianos neste domingo. “É lindo, as roupas, os animais, tem até crianças”, percebeu a aposentada Judite Oliveira Goulart, 69 anos. Ela é centenas de pessoas na faixa de areia aplaudiram a passagem do grupo. A cada oito quilômetros são realizadas para descanso e hidratação dos cavalos. E na família Jansen, tal tarefa ficou sob a responsabilidade do Juliano, de 12 anos. “É a sexta cavalgada dele, está calejado do trato com os animais”, diz o pai do garoto, Emerson Santos Jansen, 56 ​​anos. O evento tradicional é realizado pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar. Além dos acampamentos itinerantes, serão realizadas celebrações, competições campeiras e homenagens em cada parada. Haverá também concurso de declamação de poesias, com premiação três dos primeiros apresentados. História A Cavalgada do Mar, realizada desde 1984, é considerada uma das maiores do mundo, reunindo milhares de cavaleiros e amazonas em um trajeto que percorre o Litoral Norte. Simboliza a relação entre o homem, o cavalo e a natureza, promovendo integração entre gerações, valorização dos costumes.

Fontes: Jornal Correio do Povo e Da Paria News -= Fotos Sandro Sauer

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br