Desenvolvedores de tecnologia financeira podem apresentar projetos à CAIXA
Banco analisará soluções oferecidas para intermediação e distribuição de ativos de impacto socioambiental. Setor movimenta bilhões de reais
Corretoras de Valores, plataformas e bancos de investimento, fintechs, blockchain, empresas de gestão de recursos financeiros e quem mais tiver ideias que possam facilitar o acesso a ativos sustentáveis podem enviar soluções em desenvolvimento, para análise da CAIXA. Até 15 de junho, o banco recepcionará as ideias que existem no mercado e podem facilitar a parceria entre quem tem projetos sustentáveis e a parte que dispõe de recursos para essa finalidade. A intenção é conhecer sistemas e tecnologias de negociação viáveis para o mercado de carbono e outros produtos/serviços que tenham impacto socioambiental.
Para apresentar as ideias, basta seguir as orientações que estão disponíveis no endereço http://licitacoes.caixa.gov.br. Os interessados podem clicar em Consultas Públicas (na barra superior da página, primeira opção à esquerda,) e procurar pelo número 0370/2024. Na página estão todos os documentos sobre o convite, bem como as planilhas que os interessados precisam preencher. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem enviar mensagens para impacto@caixa.gov.br, colocando no assunto a palavra ‘dúvida’, em caixa alta.
As ideias propostas devem ter como propósito conectar investidores a ativos financeiros sustentáveis, crédito de carbono, projetos e negócios de impacto socioambiental. Precisam considerar a distribuição e negociação de ativos financeiros tradicionais e inovadores, bem como oferecer ambiente logado para investidores e proponentes de projetos.
Entre as funcionalidades desejadas, a sugestão deve disponibilizar marketplace para busca e seleção de projetos, permitir a geração de relatórios detalhados sobre o desempenho dos investimentos e o impacto gerado, além de oferecer ferramentas de análise para auxiliar na tomada de decisões. Por fim, a interface deve ser intuitiva e amigável, ter desempenho adequado e estabilidade, prever o oferecimento de suporte e manutenção, além de permitir a integração com outros sistemas.
Mercado em expansão
Esta é a primeira vez que a CAIXA abre a possibilidade de empreendimentos incipientes (Crowdfunding) ou com projetos de tokenização apresentarem suas ideias na área de sustentabilidade, em condições semelhantes às empresas que possuem estruturas comerciais ou que já atuam em parcerias com outros setores da economia. Todos os projetos apresentados serão analisados pelos técnicos do banco.
Para quem quiser participar, é importante destacar que ativos sustentáveis são títulos de dívida ou papéis atrelados a metas de sustentabilidade. No Brasil, o fluxo de capital entre iniciativas de impacto cresceu 62% entre 2020 e 2021, passando de 11,5 para 18,7 bilhões de reais. E essa tendência deve permanecer com o lançamento da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (ENIMPACTO). Com essa ação, o governo Federal acredita que o segmento deverá movimentar entre 187 e 260 bilhões de reais, até 2033, conforme previsto no Plano Decenal da ENIMPACTO. Em 2027, os investimentos de impacto devem oscilar entre 5 e 10 trilhões de dólares, segundo estimativa do Global Impact Investing Network (GIIN). Atualmente, estes valores giram em torno de 1,33 trilhão de dólares.
Esta iniciativa consolida a CAIXA como indutora do desenvolvimento sustentável. Com este convite, o banco espera conhecer soluções que tenham sinergia com os projetos de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e redução das desigualdades sociais e regionais. A instituição também abre espaço para receber ideias de empreendimentos que reúnem novos talentos, fomentando o mercado local de tecnologia e estimulando a criação de soluções inovadoras que serão analisadas por profissionais especializados na seleção de projetos exequíveis, rentáveis e com grande impacto socioambiental.
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br