Cultura – Pedro Ortaça lança nova música com seu filho Gabriel

Pedro Ortaça Lança Nova Canção em Parceria com o Filho e Celebra a Resistência dos Povos Guarani
Depois de meses em tratamento para pneumonia e edema pulmonar, Pedro Ortaça, o último Tronco Missioneiro, lançou na terça-feira passada a canção Pena Guaraný. Composta em parceria com o filho, Gabriel Ortaça, e o músico Vaine Darde, a música já está disponível no YouTube e celebra a resistência histórica dos povos guarani, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.
O projeto, que também celebra os 400 anos das Missões, será uma das principais homenagens à data, comemorada em 2026. A gravação ocorreu no dia 15 de julho na aldeia indígena guarani do distrito de Buriti, no interior de Santo Ângelo, e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões.
A Emoção do Retorno
Gabriel Ortaça expressou a emoção do retorno do pai aos palcos após sua recuperação. “Às vezes, o artista passa por várias situações na vida pessoal, mas tem que continuar cantando para alegrar as pessoas. A missão dele nos serve de exemplo todos os dias. Pra mim, ele é o maior cantor do Rio Grande”, afirmou.
A História Contada pela Música
A letra de Pena Guaraný, composta por Vaine Darde, aborda a resistência dos povos indígenas, especialmente os guaranis, diante da violência e opressão sofridas desde a colonização. Gabriel Ortaça revelou que a letra esteve guardada por cerca de 10 anos no violão de seu pai. “Um ano atrás, peguei a letra, fiz uma melodia, mostrei ao meu pai, que gostou e me ajudou a colocar o estilo dele na música”, contou o cantor.
Inovação no Repertório
A música marca também uma inovação no repertório de Pedro Ortaça, sendo a primeira a contar com acompanhamento de violino. O instrumento foi gravado de forma remota por Douglas Mendes, que faleceu em junho deste ano, vítima de câncer. Mendes, que tinha o sonho de gravar com o Tronco Missioneiro, deixou um legado importante para o projeto. “O violino era usado nas Missões há 400 anos. Os índios tocavam e aprenderam a confeccionar os próprios instrumentos com os jesuítas”, explicou Gabriel.
Reconhecimento Acadêmico
No dia 24 de outubro, Pedro Ortaça será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Luiz Gonzaga. Em abril deste ano, ele já havia recebido o título da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O cantor e compositor segue se destacando não apenas pela sua carreira musical, mas também pelo reconhecimento da sua contribuição cultural e histórica.
Colaborou: Felpe Matiasso
Fonte: Diário Gaúcho
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br