Corsan promove ação educativa sobre o destino correto do óleo de cozinha e produção artesanal de sabão em Tramandaí

Foi realizada, durante a tarde dessa segunda-feira, 26, no Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (CCI), em Tramandaí, mais uma edição do programa De Olho no Óleo, promovido pela Corsan. Cerca de 50 pessoas participaram da oficina de produção de sabão ecológico com reutilização de óleo de cozinha. O objetivo é promover educação ambiental a partir do destino correto do resíduo.
“Quando o óleo é despejado na pia da cozinha, no tanque de lavar roupas e até mesmo no vaso sanitário, a gordura acaba se solidificando junto a materiais como cabelos, restos de comida, entre outros descartes, gerando o entupimento e o extravasamento das tubulações de esgoto”, pontuou a analista de Responsabilidade Social da Companhia, Cristiane Medeiros, ao destacar que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. “Além dos danos materiais, também gera a contaminação do solo e do lençol freático, assim como a diminuição do oxigênio da água, podendo causar a morte de organismos aquáticos”, alertou.
Já a assistente de Responsabilidade Social da Corsan, Stephanie Müller, destacou que o óleo de cozinha armazenado em casa ou em estabelecimentos comerciais, se não for reutilizado na produção de sabão, deve ser depositado em um recipiente e entregue na coleta seletiva da cidade ou em outro ecoponto.
Durante o encontro, também foi abordada a importância do saneamento e as implicações para a saúde pública e a qualidade de vida, assim como o papel relevante no desenvolvimento sustentável das cidades. Questão essencial para as futuras gerações.
Para mais informações e agendamentos dos programas socioambientais desenvolvidos pela Companhia no Litoral Norte, as instituições devem entrar em contato com a analista de responsabilidade social, Cristiane Medeiros, pelo fone (51) 998490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br .

Benefícios da reciclagem do óleo de cozinha:
- Minimiza os impactos ambientais;
- Redes coletoras de esgoto e pluviais desobstruídas, evitando o extravasamento de esgoto e a possibilidade de alagamentos;
- Produção de renda para cooperativas de reciclagem que vendem o óleo usado;
- Produção de renda para produtores de sabão ecológico;
- Incentivo na produção de biodiesel.
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br