Corsan fortalece em 20% o sistema de abastecimento de água de Tramandaí com a operação de um novo poço tubular profundo
A Corsan investiu R$ 750 mil na perfuração de um novo poço tubular profundo na Estação de Tratamento de Água de Tramandaí, para ampliar em 20% a capacidade do sistema de abastecimento no município. Nesta quinta-feira, 13, será feito expurgo no local (com a liberação de água), para fins de limpeza e início das operações do poço.
A Companhia já dispõe de outras cinco fontes de captação de água em Tramandaí com capacidade total de vazão de 200 litros por segundo, que equivalem a 720 mil litros de água por hora. E, a água bruta para tratamento é captada também na Lagoa da Emboaba.
“O novo poço terá vazão de 40 litros por segundo, ampliando o sistema de abastecimento de água estrategicamente, neste período que antecede o verão, para a capacidade de 860 mil litros de água por hora”, informa o coordenador de Operações da Corsan em Tramandaí, Tiago Marques.
O gestor adianta que, nos próximos dias, a população poderá encontrar água sendo dispensada na frente da estação de tratamento, localizada na RS 30, número 13.850. “A Corsan está tomando todas as medidas necessárias para que a operação ocorra de forma segura. O expurgo é um procedimento padrão de limpeza das tubulações, que ocorre após obras, interrupções no abastecimento, consertos ou eventos climáticos. Não se trata de vazamento, e muito menos de desperdício”, explica Tiago.
Reservatórios armazenam 4 milhões de litros de água
A água tratada na estação de Tramandaí é enviada para nove reservatórios, estrategicamente posicionados ao longo do município, com capacidade total de armazenamento de 4 mil metros cúbicos (m)³ – ou 4 milhões de litros de água. A estação de tratamento atende aproximadamente 60 mil pessoas na baixa temporada e cerca de 500 mil pessoas no verão, promovendo saúde, segurança hídrica e qualidade de vida para toda a população e veranistas.
O que é o expurgo de rede
O expurgo é uma operação controlada e essencial para a manutenção do sistema de distribuição de água. Trata-se de um método de limpeza que libera o primeiro jato de água para remover impurezas e ar da tubulação. Ele garante a qualidade da água distribuída, evitando que sedimentos, partículas e turbidez cheguem às residências, e ajuda a prevenir rompimentos de rede por acúmulo de ar.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br












