Como ex-prefeito que ajudou a emancipar município do Litoral Norte salvou filha com restaurante e elegeu outro na Prefeitura

Cezar é o atual prefeito, ao lado do pai, Vilmar, primeiro chefe do Executivo de Balneário Pinhal | Foto: Pedro Piegas

Vilmar Furini abriu restaurante Gabriela em homenagem à filha salva de doença respiratória em Balneário Pinhal; agora, filho Cezar Furini é prefeito do município

Quem vê hoje Vilmar Furini manipular pratos, talheres e outros utensílios de cozinha no Restaurante Gabriela, ao lado da Prefeitura de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, talvez não imagine a história de amor pelo município e pela família por trás do negócio. Há mais de 30 anos, Vilmar foi morar no Litoral Norte enquanto mantinha as esperanças de recuperação da saúde de sua então única filha, diagnosticada com bronquite. Se instalou em uma área onde havia uma e outra casa, um pequeno armazém, “escombrões” e muita areia, no então município de Cidreira.

“Quando senti que poderia perder a Gabi, disse para minha família: vamos embora, vamos para a colônia. Eu morava perto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Deus vai nos abençoar; se isto não acontecer, a gente volta, ou vai para outro lugar”, comenta ele, embora houvesse orientação médica para a mudança. O ar da praia melhorou a saúde de Gabriela; com isso, o destino fez com que ele permanecesse no então município de Cidreira. Logo, abriu uma loja e a comprar e vender terrenos. Teve, na praia, mais dois filhos, Ana e Luiz Cezar.

Os negócios cresceram, e ele tinha, entre um de seus clientes, o ex-prefeito cidreirense Elói Braz Sessim, a quem comentou sobre a oportunidade de emancipar a região, sendo reprovado por ele, inicialmente. Mas Vilmar buscou o apoio da comunidade e logo se tornou o mentor da emancipação de Balneário Pinhal, se elegendo também o primeiro prefeito do município, em 1995, e reeleito quatro anos mais tarde. Gabriela foi para Porto Alegre, conhecendo ali seu futuro marido, e ambos se mudaram para Belo Horizonte mais tarde; Ana a acompanhou depois.

A questão gastronômica também é de família, sendo ele irmão de Elson Furini, sócio da churrascaria Barranco, de Porto Alegre. E Cezar é o atual prefeito desde 1º de janeiro deste ano. “No começo da trajetória da emancipação, consegui fazer com que as pessoas escutassem nossa conversa. Poucos acreditavam, no início”, conta Vilmar. Junto a ele, veio o amigo Jorge Fonseca, cujos pais Vilmar conhecia do distrito de Magistério, e que foi vice-prefeito de Vilmar nos oito anos de mandato, depois mais oito como prefeito, entre 2005 e 2012, em que o patriarca Furini foi secretário, e agora o próprio Fonseca é titular da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos na gestão de Cezar.

Durante o mandato do ex-governador Germano Rigotto, Vilmar aceitou o convite para ser secretário Estadual de Habitação, somando à trajetória o currículo relacionado ao desenvolvimento habitacional no litoral e, não menos importante, a histórica filiação ao MDB. De fala mansa ao lado do filho, atual chefe do Executivo, Vilmar talvez não seja o mesmo da época combativa em que, segundo ele próprio, lutou para que os municípios do Litoral Norte se agregassem em torno de uma entidade com voz, resultando na Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).

Em 2024, se candidatou pelo PP ao cargo de vereador em Balneário Pinhal, obtendo 246 votos e sendo um dos mais votados no município, porém não sendo eleito devido ao quociente eleitoral. Além dos três filhos, o ex-prefeito tem seis “adotivos”, filhos de sua segunda esposa, e que afirma cuidar como se fossem dele, além de diversas outras pessoas que comenta auxiliar no restaurante. “Ele sempre foi um cara que combateu muito a questão da fome”, relata Cezar Furini.

Questionado sobre a continuidade familiar, o atual prefeito, vereador da oposição de 2017 a 2024, fala sobre raízes. “Estamos passando por um processo de maturação a longo prazo. Reemancipando valores da cidade. Nos últimos anos, talvez perdemos muito daquilo que foi o intuito inicial da construção. Precisávamos ter uma cidade com cara de comunidade, e nosso desafio é deixar a cidade mais leve, como já há comentários nas redes sociais. Enfrentamos desafios financeiros gigantes e acolhemos muitas pessoas da pandemia e das enchentes. Muitas pessoas vieram morar vindas da Capital, da Região Metropolitana”, afirma ele.

“Somos o 4º município que mais cresceu demograficamente no RS, conforme o último Censo, e somos a praia mais próxima de Porto Alegre. Buscamos a duplicação da ERS 040, que nos trará um salto muito importante. Então, o pai tendo sido o primeiro prefeito, acho que foi algo muito importante e, com certeza, aprendo muito com ele”, completa, sendo ainda complementado pelo pai. “Tenho hoje 66 anos, se eu estiver aqui aos 90, e chegar alguém no Gabriela e pedir um pedaço de pão ou frango, não vou deixar de dar. O que posso fazer para tirar a fome de quem precisa e não tem outra oportunidade, farei”, completa Vilmar.

Fonte: Correio do Povo

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br