Clima – Tempestades devem seguir no RS ao longo desta sexta, alerta MetSul

Pontos do Centro, Sul e o Leste do Estado, inclusive na região de Porto Alegre, registrarão temporais
O cenário de tempestades que atinge o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira irá prosseguir no restante do dia, segundo informações da MetSul Meteorologia. A madrugada no Estado foi marcada por uma enorme quantidade de raios, além de ocorrências de granizo em várias cidades gaúchas.
A condição de instabilidade severa começou a se formar ainda nessa quinta, quando uma frente quente começou a se formar com nuvens carregadas. A frente se formou por conta de ar muito quente em altitude que invadiu o Rio Grande do Sul com uma corrente de jato em baixos níveis que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste. Ao encontrar a atmosfera mais fria sobre o Estado, o ar quente formou as nuvens carregadas e a frente com chuva e temporais.
Apesar o tempo ruim, o RS terá sinais de melhora em locais do Oeste, Noroeste e do Norte a partir do ingresso de um ar mais seco e quente. Por outro lado, pontos do Centro, Sul e o Leste do Estado, inclusive na região de Porto Alegre ainda terão que lidar com temporais.
No decorrer do dia, grande parte da instabilidade se desloca para o Sul e segue ainda em parte do Leste gaúcho, onde a chuva deve se intensificar muito com grande quantidade de raios e granizo em muitas cidades, e que em alguns pontos pode ser de médio a grande tamanho com danos.
No Oeste, no Centro e na Metade Norte, com o avanço do ar mais seco e quente do jato de baixos níveis, o sol aparece com nuvens com vento Norte moderado a forte e muito calor, o que formar novas áreas de instabilidade com chuva e tempestades no fim da tarde e à noite.
Chuva de granizo já foi registrada em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul, municípios da Campanha e do Sul do território gaúcho correm mais risco de lidarem com o fenômeno por conta do deslocamento da frente quente.
O cenário é de que a chuva de granizo seja acompanhada de raios e pancadas torrenciais. O granizo ainda deve afetar locais do Leste do estado.
Granizo localizado de maior tamanho pode ser acompanhado ainda por intensas rajadas de vento, igualmente capazes de trazer danos.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br