Clima – Segunda-feira terá característica de inverno e verão no Rio Grande do Sul


Região Sul terá frio e chuva, enquanto Norte tem previsão de calor e sol

O tempo na segunda-feira será marcado por uma mudança brusca de temperatura. Se ao longo da semana passada, os gaúchos viram os termômetros saírem dos 4ºC negativos e passarem dos 30ºC, dessa vez, a mudança ocorrerá no mesmo dia. 

Quem se deslocar à tarde, por exemplo, de Bagé para Santa Rosa vai deixar a cidade da Campanha com muito frio e chegar à cidade do Noroeste gaúcho com calor. As condições térmicas serão radicalmente distintas entre o Sul e o Norte do estado.

A mudança ocorre em função da troca de massas de ar, em que o ar polar deu espaço ao ar quente, que no sábado fez com que o Centro e o Norte da Argentina, o Paraguai, Uruguai e parte do território gaúcho fosse a área do planeta fora dos polos com a temperatura mais acima da média.

A fronteira com o Uruguai, a Campanha e cidades mais ao Sul do estado terão na tarde desta segunda-feira temperaturas apenas entre 10ºC e 13ºC com chuva em vários pontos e sensação de muito frio. No mesmo horário, localidades do Noroeste gaúcho vão ter sol e nuvens com marcas nos termômetros entre 27ºC e 29ºC. A faixa central do estado, incluindo a área de Porto Alegre, será a zona intermediária entre o ar frio e quente com temperatura durante a tarde entre 17ºC e 22ºC, conforme a localidade.

Em Porto Alegre, a segunda-feira terá muitas nuvens baixas e céu nublado a encoberto. Pode chover fraco na capital. Mesmo dentro da capital se notará a diferença térmica entre as metades Sul e Norte do estado. Os bairros mais ao extremo Sul da cidade devem ter entre 17ºC e 18ºC à tarde, enquanto no Norte da capital pode fazer até 20ºC.

Em Porto Alegre, o tempo deve permanecer nublado e há chance de pancadas de chuva de tarde e à noite. A mínima será de 14ºC e a máxima, de 20ºC.

Máximas e mínimas pelo RS:
Bagé 10ºC / 13ºC 
Pelotas 12ºC / 14ºC 
Santa Rosa 16ºC / 28ºC 
Torres 16ºC / 22ºC 

Novo ciclone

Na quarta (26), o RS enfrenta a passagem de um  ciclone que atuará próximo à costa da Região Sul, entre o Uruguai e o sul gaúcho. O fenômeno trará forte chuva ao Estado, Santa Catarina e Paraná. 

A Climatempo ressalta que o ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou no RS. Ainda assim, há previsão de rajadas de vento de 40 a 60 km/h sobre a maior parte do território gaúcho, em especial entre a quarta e a quinta (27).

O fenômeno se afasta para o mar entre quinta e sexta (28), e a previsão é que o tempo volte a ficar mais estável. Com a entrada de ar polar, o frio ganha força. Na quinta, o dia começa gelado e tem potencial para geada no oeste e sudoeste gaúchos. Na sexta, a área de geada se expande mais um pouco, abrangendo também a região central.

Já no próximo final de semana, o tempo deve seguir firme, sem tendência de chuva.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br

Foto: Sandro Sauer