Clima – RS terá semana com risco de chuva forte, tempestades, ciclone e frio intenso, alerta MetSul


Áreas mais altas do Estado devem ter até -3ºC a -5ºC

Há risco de chuva localmente forte a intensa neste começo de semana no Rio Grande do Sul. Episódio ocorre durante o avanço da frente fria no Sul e no Centro-Oeste do Brasil. Os maiores volumes são esperados em parte do território gaúcho, especialmente no Oeste, onde já choveu muito neste fim de semana.

Os mapas mostram a projeção de chuva acumulada em 24 horas para hoje, amanhã, terça, quarta, quinta e sexta-feira no Centro-Sul do Brasil, de acordo com os dados da última saída do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

Inicialmente, a chuva entre hoje e amanhã deve ficar mais concentrada no Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira, a instabilidade volta a se reforçar sobre o território gaúcho com risco de chuva localmente forte em especial em localidades situadas entre o Oeste e o Centro do Estado. Muitas nuvens vão seguir sobre o Estado e chove no decorrer do dia na maioria das regiões gaúchas. Mais ao Noroeste e ao Norte do RS, a instabilidade é mais isolada.
Na terça-feira, o sol aparece com nuvens, vento Norte e elevação da temperatura em parte do Rio Grande do Sul, especialmente durante a manhã e o começo da tarde. No Oeste e no Sul, no entanto, uma frente fria traz chuva já de manhã para o Oeste e o Sul gaúcho. No decorrer da terça, o sistema frontal avança e leva chuva até o fim do dia para todas as regiões gaúchas.

Já na quarta, o sistema frontal pode provocar pancadas fortes e isoladamente torrenciais nos três Estados do Sul, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Ao se deslocar pelo Sudeste, a frente perde atividade e organização, assim não se projeta chuva forte na grande maioria dos locais.

Na quinta-feira, a área de baixa pressão pode dar origem a um ciclone extratropical sobre o Atlântico a Leste ou Sudeste do Rio Grande do Sul. Com o aprofundamento da baixa pressão e a ciclogênese (formação do ciclone), ar mais frio e seco é impulsionado e o tempo firma com sol na maior parte do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Apenas pontos perto da costa no Rio Grande do Sul e do Sudeste ainda teriam instabilidade passageira.

Na sexta-feira, a tempestades no oceano se afastaria com o domínio de um centro de alta pressão no Centro-Sul do Brasil, garantindo a presença do sol com períodos de céu claro ou parcial nebulosidade em estados do Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do território nacional. A instabilidade frontal pode afetar ainda áreas do Espírito Santo e talvez até do Sul do estado da Bahia.

🌬Frio com temperatura negativa

Uma forte massa de ar frio, de trajetória continental, começa a ingressar na quarta-feira pelo Norte da Argentina e o Oeste do Sul do Brasil, derrubando a temperatura. Trata-se da incursão de ar frio de maior intensidade até agora em 2025 nas latitudes médias da América do Sul e com características do auge do inverno.

A massa de ar frio trará temperatura abaixo de zero para pontos dos três estados do Sul e dos locais de maior altitude do Sudeste, na Mantiqueira. No final da semana, os locais mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ter até -3ºC a -5ºC. Centenas de municípios do Sul devem ter mínimas abaixo de 5ºC, logo deve gear em grande número de cidades.

Porto Alegre pode ter mínimas de 6ºC a 8ºC e São Paulo deve cair abaixo de 10ºC em vários bairros na sexta e no sábado.

Fon te: Jornal Correio do Povo