Clima – Porto Alegre, a cada minuto o desastre só aumenta, Portão 14 rompe na zona Norte

Prefeitura informa rompimento de portão na zona Norte de Porto Alegre | Foto: Lucas Keske / Especial / CP/Reprodução TV Nativoos

Comunicado foi feito durante coletiva do prefeito Sebastião Melo

O portão de número 14, localizado na zona Norte de Porto Alegre, foi rompido pela força das águas do Guaíba. A informação foi comunicada durante a entrevista coletiva do prefeito Sebastião Melo. A comporta fica debaixo da avenida Sertório.

Segundo informações da prefeitura, a comporta abre caminho para a Voluntários da Pátria, perto do DC Navegantes, região que já estava inundada. “Aquele não é um dos maiores portões que temos. Ali é uma região plana e pode avançar Sertório adentro. Não podemos prever o quanto a água pode avançar”, relatou Melo.

Esta é a segunda comporta vencida pela água nesta sexta-feira. Mais cedo, houve o transbordamento do portão de número 3, o que precipitou a inundação da avenida Mauá e em seguida de outras áreas do Centro de Porto Alegre.

A inundação de parte da cidade começou ainda na noite dessa quinta-feira, quando trechos da Orla do Guaíba já estavam com presença excessiva de água.

Durante a madrugada foi a vez da Estação Rodoviária, que teve o primeiro piso tomado pela água, tornando inacessível algumas lojas e até mesmo a praça de alimentação.

Foto: Jonathas Costa / Especial / CP/TV Nativoos

Horas depois, com o transbordamento do portão 3, os locais que ficam próximos da avenida Mauá começaram a ser inundados. O cenário fez com que o Mercado Público fosse fechado, obrigando comerciantes a deixar as lojas muito antes do horário de encerramento do expediente.

Mercado Público foi fechado por conta da inundação | Foto: Mauren Xavier / Especial / CP/TV Nativoos

Outra consequência importante foi a mudança da rotina da região Central. Sempre movimentada diariamente, a área começou a se esvaziar, com moradores deixando as próprias casas para buscar abrigo na casa de familiares. O comércio de rua também parou, assim como o tráfego de carros, que ficou limitado a áreas livres da água.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br