Clima – Nível do Guaíba reduz para 5m28cm, Guaíba deve seguir acima de 5 metros pelos próximos dias, apontam especialistas da Ufrgs

Segundo o estaudo, haverá uma cheia duradoura nos próximos nove dias, com a estabilização do nível em 5 metros | Foto: Fabiano Amaral

Após atingir o valor mais alto de sua história, nível do Guaíba diminuiu na manhã deste domingo. O alerta de “inundação severa”, da Defesa Civil, está vigente até as 18h55min.

Após atingir o valor mais alto de sua história, nível do Guaíba reduz para 5m28cm na manhã deste domingo (5). Mesmo que ainda seja um valor muito alto, a tendência, com a redução da chuva, é de que as águas apresentem redução lenta e gradual.  

A informação foi divulgada pelo Centro Integrado de Comandos de Porto Alegre (Ceic). De acordo com o órgão, os valores foram obtidos às 9h com a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA).

O alto nível do Guaíba na região Metropolitana de Porto Alegre será uma realidade para os próximos dias, segundo um estudo feito por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Na próxima semana, ele não deve baixar da cota 5 metros, segundo levantamento feito por professores do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Ufrgs, em conjunto com a empresa RHAMA Analysis.  

Haverá uma cheia duradoura nos próximos nove dias, com a estabilização do nível neste parâmetro por mais de quatro dias. Após, deverá ocorrer uma redução do nível até a cota de 4 metros. A partir do dia 12, voltará uma tendência de aumento por conta de novas chuvas. Ainda conforme a nota, os rios afluentes do Guaíba apresentam estabilização em níveis elevados ou leve redução, mas haverá precipitação nos próximos dias, sem a previsão de vento Sul.

Vale destacar que, na noite de sábado (4), a Defesa Civil emitiu um alerta indicando para risco de “inundação severa” nas próximas 24 horas — portanto, a vigência do comunicado, é até as 18h55min de domingo (5). O órgão, então, publicou um mapa que conta com uma mancha vermelha apontando as áreas de risco e orientou para evacuação imediata de moradores de municípios como Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Gravataí, Canoas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara. 

— Divulgamos (o mapa) para que as pessoas identifiquem visualmente essas áreas. A intenção não é de causar pânico, mas que as pessoas fiquem atentas à elevação do Guaíba — 

Fonte: Jornal Correio do Povo e Gaúcha ZH

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br