Clima – Met Sul prevê formação de ciclone extratropical no litoral do RS, que pode trazer ventos com velocidade acima dos 100km/h

Fortes ventos devem ser mais intensos nesta segunda-feira
A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical de grande dimensão que vai impactar estados do Sul e do Sudeste do Brasil com vento forte a muito intenso, que pode chegar a mais de 100 km/h.
O ciclone extratropical vai se formar a partir do centro de baixa pressão que atua neste domingo sobre o Rio Grande do Sul e que traz chuva em todo o estado, inclusive com volumes altos em algumas regiões.
A baixa pressão vai avançar para o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, e começará a dar origem ao ciclone entre o final deste domingo e o começo da segunda-feira, quando terá inicio o processo de ciclogênese, ou seja, de formação do ciclone.
Por isso, o vento começa a ganha força na noite deste domingo na Campanha e no Sul gaúcho, mas atingirá a sua intensidade máxima no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul ao longo da segunda-feira com as rajadas mais fortes na segunda metade do dia, quando devem ser intensas.
Vento será muito forte
Há um consenso entre os dados de que o vento será forte a muito intenso por efeito do ciclone extratropical neste começo de semana. As projeções de vento menos agressivas indicam rajadas nos locais que mais terão vento ao redor e pouco acima de 100 km/h. As projeções mais agressivas chegam a apontar rajadas de 120 m/h a 140 km/h.
Com base na média dos dados, a MetSul Meteorologia prevê rajadas de vento em média de 60 km/h a 80 km/h para o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, mas em diferentes pontos o vento deve ser superior com rajadas nesta segunda-feira perto e acima de 100 km/h.
O vento mais forte deve ocorre na Lagoa dos Patos e imediações assim como no litoral do Rio Grande até Torres, onde as rajadas devem ficar perto e acima de 100 km/h, numa faixa de 90 km/h a 110 km/h.
Sobre a lagoa e em trechos da faixa costeira, segundos os dados disponíveis hoje, há potencial para vento por vezes de 100 km/h a 120 km/h e isoladamente superior. Na encosta da Serra, junto ao Litoral Norte, alguns pontos podem ter rajadas de 110 km/h a 130 km/h.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, na parte mais densamente povoada da cidade, as rajadas podem na segunda atingir marcas em média de 70 km/h a 90 km/h, mas no extremo Sul da cidade o vento pode bater marcas de 90 km/h a 105 km/h nas proximidades do Guaíba.
Cuidados para a população
Antes da chegada do ciclone, revise a estrutura da residência. Telhas soltas devem ser fixadas, e objetos como vasos, móveis de varanda, lixeiras e toldos devem ser recolhidos ou firmemente presos.
Também é recomendável podar galhos que possam atingir a casa ou fios da rede elétrica. Durante o vento forte, permaneça em local seguro, afastado de janelas e portas de vidro. Evite sair de casa. Se estiver na rua, mantenha distância de árvores, postes e estruturas metálicas. Motoristas devem reduzir a velocidade e dirigir com ambas as mãos no volante ao enfrentar vento muito forte.
Na quarta-feira deverá Frio abaixo de 10°C e volta do sol
A partir de quarta (30), a previsão é de sol entre nuvens em boa parte das regiões gaúchas, mas cuidado com o frio: os 17°C à tarde vão anteceder o frio de 8°C na Capital durante a noite.
Na Serra, os termômetros devem se aproximar de 0°C, com mínima prevista de 1°C em Bom Jesus. Em diversas regiões gaúchas, pode haver formação de nevoeiro tanto pela manhã quanto à noite, e há previsão de formação de geada no Norte.
Na quinta (31), o frio se afasta do RS e a temperatura volta a subir, com máxima de 22°C prevista para Porto Alegre. O sol se mantém e deve seguir em todas as regiões do território gaúcho até o final de semana — mas há chance de chuva na sexta à noite.
O sábado e domingo serão de sol com poucas nuvens e temperatura agradável, que oscila entre 15°C e 22°C.
Fontes: Jornal Correio do Povo e GZH