Clima – Massa de ar frio trará queda de temperatura ao RS, diz MetSul
Quarta-feira deve anotar mínimas ao redor e abaixo de 5ºC nos pontos mais altos do Estado
Uma massa de ar frio vai ingressar no Sul do Brasil nesta semana associada a um centro de alta pressão e será responsável por provocar queda de temperatura com noites frias a amenas e tardes de temperatura agradável, projetam os meteorologistas da MetSul Meteorologia.
Uma frente fria na dianteira da massa de ar frio vai avançar pelos estados do Sul do Brasil entre esta segunda a terça-feira com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva.
Embora não se possa afastar tempo severo isolado, o risco de temporais é baixo e caso ocorra alguma tempestade tende a ser isolada.
Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul entre o final da segunda-feira e as primeiras horas da terça com queda de temperatura. Ao longo da terça, o ar frio alcança também os estados de Santa Catarina e do Paraná.
O ingresso da massa de ar frio durante a terça-feira deve ser acompanhado por vento do quadrante Sul que pode soprar por vezes moderado com ocasionais rajadas de 50 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas sem potencial maior de transtornos.
Apesar de frio e geada não serem frequentes no mês de novembro, não chega a ser incomum. Quase todos os anos massas de ar frio e geada são observadas em novembro no Sul do Brasil, entretanto a geada costuma ficar limitada aos locais de maior altitude, normalmente em cotas acima de 1000 metros.
Com ar mais seco, tempo aberto, vento calmo e um centro de alta pressão, quando ingressam essas massas de ar frio, que nesta época em sua esmagadora maioria são de fraca intensidade, as noites tendem a ficar mais frias e locais de altitude podem ter geada.
Aliás, modelos computacionais indicam a possibilidade de formação de geada fraca a moderada isolada, principalmente em zonas de baixadas, no meio da semana. A chance de gear será maior nos locais de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.
A madrugada de quarta deve ser a mais fria da semana. Os termômetros podem indicar mínimas ao redor e abaixo de 5ºC nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e abaixo de 10ºC em muitas cidades dos dois estados. Porto Alegre pode anotar mínima de 13ºC a 14ºC, que não é baixa no inverno, mas nesta época é inferior ao normal de novembro.
Como é comum nesta época do ano, o frio se limita mais ao período noturno. Durante o dia, com o sol, rapidamente aquece e as tardes tendem a ser agradáveis com vento do quadrante Leste pela presença do ar frio na costa.
Também como é normal nesta altura do calendário, as incursões de ar frio ou ameno têm influência por pouco tempo e logo a temperatura volta a se elevar com acentuado aquecimento. Por isso, a tendência é que o final desta semana termine com calor em muitas cidades do Sul do Brasil e que em algumas áreas pode ser até forte a intenso.
Fonte: Jornal Correio do Povo
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br