Clima – Massa de ar frio ingressa no RS nesta quinta-feira e traz queda nas temperaturas

Dia será marcado por nebulosidade em grande parte dos municípios gaúchos
A quinta-feira será marcada como primeiro dia de um período de queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul, o ingresso de uma massa de ar frio pelo Oeste e Sul vai derrubar as máximas nos próximos dias. O dia será de céu entre nuvens com temperaturas entre 20°C e 25°C na maior parte dos municípios gaúchos.
Aberturas de sol ocorrem em parte do estado, sobretudo no Oeste e no Sul que devem ter predomínio do tempo firme. Na Metade Norte, onde a nebulosidade vai predominar, as cidades ainda devem ter chuva e garoa nesta quinta. Em pontos isolados, a chuva pode ser forte.
❄️ Primeira massa de ar frio mais forte
A primeira massa de ar frio de maior intensidade do outono deve esfriar o clima na Região Sul e parte do Sudeste. Nesta quinta, a incursão de ar frio deve alcançar o Centro da Argentina e o Sul do Uruguai, determinando uma queda acentuada da temperatura em Buenos Aires e em Montevidéu.
Na sequência, a massa de ar frio vai se deslocar para o Sul do Brasil, devendo começar a ingressar no Rio Grande do Sul no final do dia e ao longo da sexta-feira.

Sexta-feira e final de semana de frio
Segundo projeção da MetSul, a sexta, 4, terá uma tarde com temperaturas bastante amenas em Porto Alegre e na maior parte do estado gaúcho com máximas ao redor e abaixo dos 20ºC. O ar frio vai tomar conta do Sul do Brasil entre amanhã e o sábado, devendo chegar ao Sudeste no fim de semana.
Os dias de temperatura mais baixa no estado devem ser a sexta-feira, o sábado e o domingo, esperando-se gradual aquecimento a partir do começo da semana que vem.
Em Porto Alegre e região, as menores máximas ocorrem na sexta, devendo ficar em torno dos 20ºC a 21ºC. No fim de semana, as mínimas na área metropolitana devem se situar entre 11ºC e 14ºC.
A maioria das cidades do interior do Rio Grande do Sul deve ter mínimas no fim de semana entre 8ºC e 12ºC, mas na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste e nas áreas de maior altitude da Metade Norte a temperatura pode cair a valores ao redor e abaixo de 5ºC, especialmente no sábado que deve ter a madrugada mais fria.
Previsão de geada
Já nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, o começo do sábado pode ter mínimas mesmo perto e ao redor de 0ºC, não se descartando as primeiras marcas negativas de 2025. A massa de ar frio vai provocar a ocorrência de geada no Sul do Brasil, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia. A geada tende a ser mais forte em baixadas dos locais de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na sexta, não se descarta geada na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. No sábado, geada em pontos da fronteira com o Uruguai, na Campanha, Serra do Sudeste, nas áreas de maior altitude da Metade Norte gaúcha e no Planalto Sul Catarinense.
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br