Clima – Litoral Norte registram destelhamentos e falta de energia após temporal da noite de ontem

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul relatou nesta segunda-feira que 13 municípios registraram estragos relacionados ao temporal desse domingo. Uma das regiões mais atingidas foi o Litoral Norte, onde Osório, Imbé e Tramandaí tiveram ocorrências ocasionadas pela chuva.
Em Osório, 43 casas ficaram destelhadas por conta do temporal. Além disso, a lona de um circo desabou, ferindo ao menos dez pessoas na noite passada. No momento do acidente, 200 pessoas assistiam ao espetáculo. Cem delas teriam ficado embaixo da lona logo após o desabamento. Outras pessoas foram abrigadas em outras estruturas localizadas no espaço.
Em Tramandaí, a estrutura da rua coberta, localizada no centro, caiu sobre veículos que estavam estacionados. Conforme a prefeitura, seis carros foram atingidos.

Moradores afirmam que vários postes caíram em diferentes bairros do município, causando falta de energia elétrica. Há registro de pelo menos seis casas e uma escola destelhadas até o momento, conforme a prefeitura.
Situação em Imbé
Já em Imbé, diversas casas e estabelecimentos ficaram destelhados e diversos pontos estão sem energia elétrica. Conforme a CEEE, o retorno integral do serviço deve ser concluído em até três dias.
Um outdoor também caiu com a força do vento. Morador de uma residência em frente à estrutura, Patrick Borges, 38 anos, relatou que a placa começou a girar até que caiu em cima de uma cerca e da fiação elétrica, atingindo pelo menos sete postes. Segundo ele, nenhum morador ficou ferido.

A estrutura metálica da fachada do Desco próximo ao local também ficou retorcida. Partes também caíram e atingiram veículos próximos.


A prefeitura cancelou as aulas previstas para esta segunda, que serão retomadas na próxima semana. O município vai decretar situação de emergência.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Norberto Martinho Cardoso, no bairro Nova Nordeste, o ginásio desabou. Parte das telhas foram arrancadas.
Na rua Itália, no bairro Mariluz, uma árvore caiu em cima de uma casa e ficou com a raiz exposta. Ninguém ficou ferido. Renato Paulo de Lacerda mora na casa ao lado e teve a moradia totalmente destelhada com a força do vento.
Inicialmente, ele conta que se abrigou em baixo de uma mesa, mas com a força do vento, foi até um banheiro no fundo da residência.
— Foram 15 minutos de terror, nunca tinha visto uma coisa desta na minha vida — relata, relembrando o que sentiu no momento:
— Eu pensei que ia morrer.
Há dificuldades devido à falta de energia elétrica e sinais de telefone e internet.
O que diz a CEEE Equatorial
Conforme a CEEE Equatorial, havia pelo menos 70 mil clientes sem energia elétrica nos municípios de Osório, Tramandaí, Viamão e Porto Alegre por volta das 8h30min. Outros cem mil já tiveram o fornecimento restabelecido nas últimas horas, conforme a empresa.
Regiões Sul, Noroeste, Norte e Central também tiveram temporal com fortes eventos e chuvas torrencial na noite de ontem.
Em São Lourenço do Sul, houve queda de granizo. O temporal afetou localidades como Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia.
Outras cidades atingidas pelo temporal, segundo dados da Defesa Civil, foram: Barra do Quaraí, Cachoeira do Sul, Candelária, Condor, Estância Velha, Pelotas, Santa Maria, São Vicente do Sul e Venâncio Aires.
Fontes: Jornal Correio do Povo, e GZH
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br